VIDA URBANA
PB é o estado do Nordeste onde estudantes mais usam drogas ilícitas
De acordo com o IBGE, 6,8% dos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental disseram ter usado droga.
Publicado em 26/08/2016 às 12:05
A Paraíba é o estado do Nordeste com maior número de estudantes que já fez o uso de drogas ilícitas. O dado é da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (26). Segundo o levantamento, 6,8% dos matriculados no 9º do Ensino Fundamental experimentaram algum tipo de droga
A pesquisa do IBGE, que usa como amostra o ano de 2015, levanta vários pontos relativos à saúde dos jovens e adolescentes em idade escolar. Além do uso de drogas, traz também sexualidade, alimentação, brigas, acidentes de trânsito, bullying, relação com próprio corpo, violência, entre outros.
Na Paraíba, o questionário foi aplicado em 68 escolas de João Pessoa e 79 do de outras cidades e, respectivamente, responderam 2.423 alunos na primeira região e 2.381 nas demais. Deste total, 6,8% disseram já ter feito uso de alguma droga ilícita. Na região, o estado é seguido pelor Ceará (6,2%) e Pernambuco (6,1%). A média nacional foi de 9,0%.
Levando em conta a separação por gênero, 7,1% dos alunos do sexo masculino disseram ter usado drogas. Já no caso das meninas, 5,3% confirmaram a informação. Segundo a pesquisa, os alunos de escolas públicas usam mais drogas que os da rede privada, a relação é de 6,5% contra 4,5%.
A pesquisa também quis saber se os estudantes haviam usado drogas nos 30 dias anteriores à aplicação do questionário. Nesse caso, apenas 2,9% dos estudantes ouvidos na Paraíba confirmaram a informação.
Quando questionados sobre o uso de bebida alcoólica, 48,3% dos estudantes paraibanos ouvidos confirmaram que já beberam. Destes, 17,5% disseram já ter sofrido algum episódio de embriaguez na vida.
Ainda no campo das drogas lícitas, os alunos paraibanos aparecem em segundo no Nordeste com relação ao uso de cigarro. No total, 15,3% dos ouvidos já disseram ter fumado alguma vez. O maior índice na região, nesse ponto, é do Ceará, 18,7%.
Comentários