icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Diabetes mata mais de 1,6 mil

Levantamento do Ministério da Saúde, mostra que o número de mortos por diabetes no Estado, supera os de morte no trânsito ou por assassinato.

Publicado em 14/11/2012 às 6:00


Dados do Ministério da Saúde (MS) divulgados ontem apontam que 1.698 paraibanos morreram em decorrência do diabetes em 2010. Esse número foi duas vezes maior que o de vítimas de trânsito na Paraíba, que atingiu o patamar de 845 óbitos também em 2010, e ainda superou o quantitativo de mortes por assassinato, que ficou em 1.636, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Estimativas do MS, baseadas no Pacto pela Saúde, mostram que cerca de 5,3% da população do Estado é diabética. Ou seja, a Paraíba tem 199.626 diabéticos, sendo que 38.346 pessoas com a doença estão em João Pessoa. Ainda segundo o MS, nos últimos três anos, o número de internações por conta do diabetes foi de 5.091 no Estado.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o diabetes constitui um problema contemporâneo. Ele lembrou que, atualmente, 15% da população brasileira é obesa e que o quadro é um facilitador para a doença. “Esta é a hora de revertermos a possibilidade do nosso país ser cada vez mais um país de diabéticos”, disse, ao citar mudanças como melhoria dos hábitos alimentares e aumento da atividade física. “É um momento fundamental para que o conjunto da população brasileira, sobretudo os profissionais de saúde, tenham atitudes em relação à prevenção”, completou.

Para chamar atenção da população sobre os riscos do diabetes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai desenvolver hoje, data em que se comemora ao ‘Dia Mundial do Diabetes’, várias ações de caráter educativo e preventivo. A programação, elaborada pelo Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, vai acontecer no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital.

De acordo com a chefe do Núcleo, Gerlane Carvalho, das 8h30 ao meio dia, a população terá à sua disposição vários serviços, entre eles teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, orientação nutricional, orientação sobre tabagismo e teste fagerstron (que avalia o grau de dependência à nicotina). As atividades serão realizadas por estudantes das faculdades FaceneFamene, Ciências Médicas e pelo Serviço Nefrológico Fiusa Chaves (Nefrusa) - Clínica Especializada de Nefrologia, que são parceiras da SES no evento.

Em Campina Grande, serão realizados trabalhos de orientação e prevenção de controle da diabetes, no Hospital de Trauma Luiz Gonzaga Fernandes, durante todo o dia. Na Unidade Básica de Saúde da Família do bairro da Conceição I, será realizada uma gincana, a partir das 14h, com os 400 portadores de diabetes e hipertensos. Na UBSF do Pedregal, também serão realizados testes de glicemia e palestras educativas, assim como no Centro de Saúde do Catolé.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp