icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Emlur inicia limpeza do Rio Cuiá para evitar alagamento

Serviço de limpeza está sendo feito por 30 agentes que concentraram a ação nas imediações da ponte sobre o Rio Cuiá onde há problemas de alagamento em período de inverno.

Publicado em 12/08/2010 às 19:21

Da Secom-JP

Com o término da operação de limpeza emergencial do Rio Jaguaribe, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciou a limpeza do Rio Cuiá, na Rua Francisco Porfírio, ladeira que liga o bairro de Mangabeira ao Valentina Figueiredo. Na manhã desta quinta feira (12), o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, e o superintendente da Autarquia, Deusdete Queiroga Filho, estiveram no local acompanhando o serviço da Equipe de Operações Especiais (Aquática) na retirada de entulho, vegetação e lixo do leito do rio para normalizar o fluxo d’água.

Durante a visita, o prefeito Luciano Agra falou da importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Emlur, na limpeza dos recursos hídricos da cidade para evitar alagamentos nas vias públicas e transtorno às comunidades ribeirinhas. “A Prefeitura está preocupada com os efeitos desse inverno retardado, por isso, vem realizando a desobstrução dos recursos hídricos da cidade, evitando, dessa forma, alagamentos em vias importantes como esta que liga Mangabeira ao Valentina Figueiredo”, disse. A visita também contou com as presenças do diretor de Operações da Emlur, Orlando Soares, e do diretor do Departamento de Remoção dos Resíduos Sólidos (Devac), Noé Estrela.

O serviço de limpeza está sendo feito por 30 agentes que concentraram a ação nas imediações da ponte sobre o Rio Cuiá onde há problemas de alagamento em período de inverno. “Queremos, justamente, evitar esse tipo de transtornos, pois quando chove a área fica intransitável com a inundação, causando prejuízos aos motoristas e moradores que utilizam a via”, disse Deusdete Queiroga, o titular da pasta. Há um mês a Emlur concluiu a limpeza emergencial do Rio Jaguaribe de onde foram retiradas aproximadamente 500 toneladas de lixo e vegetação.

A equipe aquática da Emlur é formada por agentes de limpeza com treinamento especial para o trabalho em rios, córregos, canais e alagadiços. Os agentes estão utilizando um barco e uma escavadeira hidráulica para retirada de entulho, lixo e do excesso de vegetação, que podem impedir o fluxo normal do rio por baixo da ponte, causando alagamentos.

De acordo com Noé Estrela, não há previsão para o término do trabalho na região. “Sairemos de lá quando considerarmos a situação satisfatória, restabelecendo a fluidez da água do rio”, afirmou o diretor.

Alexandre Jorge, que faz parte do Movimento S.O.S Cuiá, parabenizou a Prefeitura pela limpeza do rio, que vai melhorar o acesso entre os dois bairros. Segundo ele, a população que utiliza diariamente a via é que mais sofre quando o rio transborda. “O serviço de limpeza veio em boa hora”, afirmou. Jorge lembrou ainda a parceria com a Emlur para conscientizar a população ribeirinha sobre a importância de não se jogar lixo no corpo d’agua.

Conscientização

Um dos principais rios da Capital, o Cuiá vem sendo alvo constante de operações da Emlur. Apesar do crescimento natural da vegetação aquática ser um dos motivos da ação, a principal causa de transtorno aos moradores da região é o acúmulo de resíduos domésticos jogados no rio pela própria população ribeirinha. Por isso, sempre que possível, os agentes de limpeza são acompanhados por uma equipe de educadores ambientais que orientam a população a não jogar lixo no rio. Os educadores visitam as casas da comunidade para mostrar aos moradores que a participação deles também é importante na manutenção da limpeza da cidade e na preservação do meio ambiente.

Bessa

Após o final da limpeza do Rio Cuiá, que tem 12 km de extensão, a equipe aquática continuará a executar o cronograma estabelecido pela Emlur e se deslocará para o bairro do Bessa. Lá serão realizados serviços de limpeza nos canais do bairro para facilitar o escoamento das águas da chuva. Além dos canais, a programação para a região também prevê a limpeza do trecho não canalizado do Rio Jaguaribe, no Loteamento Bessa Mar.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp