icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Venda de carros fecha ano com queda de 3,5% na PB

Apesar do apelo do último mês de IPI reduzido, comercialização de novos ficou abaixo de 2013.  

Publicado em 08/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 01/03/2024 às 11:46

Nem o apelo do último mês de IPI reduzido conseguiu reverter a queda no setor de veículos em 2014 na Paraíba. Somente o segmento de comerciais leves (SUVs, picapes e furgões) escapou de retração no mercado de vendas de veículos novos nas concessionárias do Estado em comparação ao ano anterior, apresentando alta de 6,88%. Foram 10.023 comerciais leves comercializados no ano passado ante 9.378 em 2013. Já o segmento de autos registrou redução de 3,55% com 31.685 unidades comercializados no acumulado dos doze meses do ano passado, contra os 32.852 de 2013. Contudo, a retração da Paraíba é menor que a média nacional (6,91%).

Os dados são da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A redução ocorreu mesmo com a relevante procura por veículos no mês de dezembro, caracterizado pela corrida às concessionárias antes do fim do IPI reduzido.

O gerente geral das concessionárias Brazmotors e Autovia, Marcelo Coutinho, afirmou que o contexto econômico do ano passado contribuiu para este desempenho do mercado, mas lembrou que as expressivas vendas no final do mês de dezembro, cujo emplacamento vai ocorrer neste mês de janeiro, poderiam ter mudado o quadro negativo de dezembro.

Segundo Marcelo Coutinho, o bom desempenho das vendas no segmento de SUVs e picapes pode ter ocorrido por causa da versatilidade do veículo que é usado tanto para negócios como passeio.

“Talvez pela chegada de pequenos novos negócios no mercado local e o preço mais acessível das picapes comparado aos valores dos carros de luxo tenham contribuído para a alta das vendas. Elas também se renovaram e a oferta aumentou”, comentou.

O número total de veículos na Paraíba somou 78.872 unidades em 2014 contra 82.724 unidades no ano anterior, queda de 4,66%. Vale lembrar que a redução nas vendas no Estado foi menor do que o índice do país, que chegou a uma retração de 7,15%.
Vale lembrar que as vendas de veículos em dezembro (7.248) tiveram alta de 6,21% sobre as de novembro (6.824) e queda de 1,83% sobre as de dezembro de 2013 (7.383).

MOTOS
Com 34.398 unidades vendidas, o número de motos comercializadas em 2014 caiu 7% em relação ao ano anterior (36.991), puxando a baixa no balanço do ano na Paraíba.

No ano passado, o mercado de caminhões também fechou com balanço positivo, mas o volume foi bem menor do que as SUV.

Foram vendidos 1.646 unidades até dezembro contra os 1.591 comercializados em 2013, aumento de 3,46%.

Já o comércio de ônibus fechou o ano com 75,25% de queda, a maior de todos os segmentos com apenas 252 veículos vendidos em 2014. Já em 2013 foram 1.018 ônibus adquiridos no Estado.
A reportagem tentou entrevistar o presidente da Fenabrave-PB, Paulo Guedes, mas ele estava chegando de viagem.

CONCESIONÁRIAS MANTÊM DESCONTOS DE IPI EM JANEIRO
Mesmo com a grande demanda em dezembro para aproveitar o último mês de IPI reduzido na compra de veículos novos, as concessionárias na Paraíba ainda estão mantendo o preço antigo durante este mês de janeiro por causa das unidades que estão no estoque.

Entre elas estão a Brazmotors e a Autovia. Segundo o gerente das empresas, Marcelo Coutinho, existem algumas centenas de carros ainda com o mesmo valor de dezembro.
“Mas são as últimas unidades e inclui todos os segmentos, tanto carros como picapes”, lembrou.

Ele destacou que mesmo o mercado nacional prevendo queda de 1% neste primeiro semestre de 2015, as vendas na empresa devem empatar com o mesmo período de 2014. “Mas esta é apenas uma previsão, vamos aguardar as medidas do governo federal”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp