VIDA URBANA
Capital apresenta melhorias
João Pessoa segue o índice estadual e apresenta desempenho muito abaixo da maioria das capitais do país.
Publicado em 04/12/2012 às 6:00
Em 2010, João Pessoa também apresentou melhoria na educação e na saúde em relação ao ano anterior. No entanto, a exemplo do índice estadual, a capital tem desempenho muito abaixo da maioria das capitais do país. Em 2009, ela estava na 17ª posição do ranking de desenvolvimento apresentado por 26 capitais brasileiras. No ano seguinte, subiu para a 16ª colocação.
Se comparado com os indicadores dos 5.564 municípios do Brasil, o desempenho de João Pessoa ficou em 338ª colocação.
Entre os 2 anos, o índice pessoense em educação subiu em 0,6%. Ele saiu de 0,6865 para 0,6905. Na saúde, o indicador saltou de 0,8227 para 0,8305. A variação foi de 0,9%. Apesar disso, João Pessoa está longe de alcançar a marca obtida por Curitiba (PR), que foi a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento municipal do Brasil. O indicador da localidade foi de 0,9024.
O secretário de Educação de João Pessoa, Luiz de Sousa Júnior, atribui os resultados positivos alcançados pela capital em investimentos e aparelhamentos nas escolas e melhoria salarial dos profissionais da educação municipal. “A gente vê com bons olhos esse avanço, mas lembrando, que na verdade, esses índices ainda estão defasados.
Quando o estudo chegar no ano de 2011/2012 nós vamos ver que o avanço foi muito maior do que o verificado no período anterior. É um conjunto de atividades e ações que o impacto ainda será sentido pela rede. Foi avanço, mas acreditamos que nas próximas edições estaremos em uma posição bem superior à que se verificou no ano de 2010".
Sem contato
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA procurou a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas não obteve resposta. A Secretaria de Comunicação Social do Município também foi procurada, mas não indicou outro representante da SMS para comentar o assunto.
Comentários