CULTURA
Multidão toma as ruas do Recife no desfile do Galo da Madrugada
Tradicional bloco pernambucano desfila há 34 anos. Galo levou para a rua 26 trios elétricos e quatro carros alegóricos, além de bonecos gigantes, orquestras e passistas de frevo.
Publicado em 05/03/2011 às 13:27
Do G1
Uma multidão lotava as ruas do Centro do Recife no começo da tarde deste sábado (5) para acompanhar o desfile do Galo da Madrugada. O bloco levou para a rua 26 trios elétricos e quatro carros alegóricos, além de bonecos gigantes, orquestras e passistas de frevo. A 34ª edição do Galo vem com o tema “Voltei, Recife!” em homenagem aos pernambucanos que estão distante da terra-natal.
Um time de famosos também foi conferir o desfile: os atores Eriberto Leão, Caio Castro, Rodrigo Lombardi, Milena Toscano, Suzana Pires, Fernanda Souza, além dos ex-BBBs Adriana, Cristiano e Diogo. “É muita energia”, disparou Adriana.
A festa também é evento de família. Há sete anos que o microempresário Edmilson Cabral, de 34 anos, e a mulher dele, a dona de casa Maria Salete, de 28 anos, acompanham o desfile com as filhas Maria Letícia, de 7, e Maria Luiza, de 5 anos.
“Desde que elas eram bem pequenininhas que a gente vem junto. E elas sempre estão fantasiadas”, diz a mãe, que escolheu vestir as duas de Carmem Miranda neste sábado . “A gente vem logo cedo, fica um bom tempo e depois vai embora. É uma festa para todo mundo”, diz Maria Salete.
Ao completar 34 desfiles, o Galo da Madrugada pretende quebrar o próprio recorde e reunir pelas ruas do Centro do Recife cerca de 1,6 milhão de pessoas. O bloco, que já ganhou o título de maior do mundo no Guinnes Book - o Livro dos Recordes -, é uma das principais atrações da semana carnavalesca.
Do início do desfile - às 9h - até as 19h, cerca de 600 músicos irão garantir a animação ao longo do percurso, que abrange as ruas dos bairros de São José e Santo Antônio e termina na Avenida Guararapes, em frente ao maior símbolo do carnaval pernambucano: o galo gigante, montado sobre a Ponte Duarte Coelho.
A escultura deste ano tem 25 metros de altura e consumiu 2,5 toneladas de material, principalmente ferro e fibra de coco.
Comentários