COTIDIANO
Secretaria anuncia grupo de operações especiais
Agentes irão compor grupo de operações especiais, que irá atuar nas penitenciárias do estado.
Publicado em 14/02/2012 às 6:30
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) criou o Grupo Penitenciário de Operações Especiais da Paraíba (GPOE), constituído por agentes penitenciários, que irão atuar na contenção de atividades que sejam consideradas anormais no interior das instituições prisionais e também realizarão a escolta de presos, entre outras funções.
De acordo com o secretário Harrison Targino, a criação do grupo leva em consideração a necessidade da Gerência Executiva do Sistema Penitenciário em manter um quadro de pessoal de fácil acesso (agentes de segurança penitenciária), treinados, fardados e equipados para enfrentamento de situação de risco e demais procedimentos táticos operacionais.
As inúmeras atividades do sistema penitenciário paraibano, como audiências de presos, vistorias, transferências para outras comarcas, contenção de motins, manutenção da ordem e disciplina em momentos de distúrbios, também foi um dos motivos para criação do GPOE. O secretário afirmou que algumas destas atividades deixam de ser realizadas por falta de agentes de segurança penitenciária preparados para a efetiva execução.
A criação do grupo foi aprovada pelo Conselho Estadual de Coordenação Penitenciária e publicada no Diário Oficial do último sábado.
Comentários