VIDA URBANA
Moradores realizam protesto contra poluição gerada por fábrica de cimento
Os manifestantes utilizam máscaras para alertar sobre a poluição do local e queimam pneus na entrada da empresa, para impedir o acesso de caminhões que seriam abastecidos nesta manhã.
Publicado em 29/10/2014 às 10:00
Moradores da Ilha do Bispo, em João Pessoa, realizam um protesto na manhã desta quarta-feira (29), em frente a uma fábrica de cimento do bairro. Eles reclamam da poluição gerada pela indústria e prometem interditar as duas vias do Acesso Oeste. Os manifestantes utilizam máscaras para alertar sobre a poluição do local e queimam pneus na entrada da empresa, para impedir o acesso de caminhões que seriam abastecidos nesta manhã.
"A gente só vê cimento puro em tudo lugar. Há dois anos houve a mudança do grupo que controla a empresa, depois disso a manutenção dos filtros nunca mais foi feita. Já procuramos os orgãos de fiscalização, mas eles não fazem nada", ressaltou o representante dos moradores, Manuel Pereira.
Em nota, a empresa InterCement, responsável pela unidade, diz que a melhoria da eficiência dos sistemas de filtro já programada para os próximos dias, que respeita os parametros internacionais de segurança e atende a legislação ambiental.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa, a empresa foi licenciada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), e de acordo com a lei complementar 140/2010, quem licencia é responsável pela fiscalização.
A Sudema enviou um diretor técnico do órgão ao local, para avaliar a denúncia dos moradores.
(Atualizado às 11h50)
Comentários