icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

UFPB reformula regra do PSS

Alunos que fizeram o ensino fundamental em escolas privadas e médio em escolas públicas, poderão concorrer pelo sistema de cotas.

Publicado em 07/11/2012 às 6:00


Os inscritos no Processo Seletivo Seriado (PSS-2013), que fizeram o ensino fundamental em colégio privado, mas que cursaram o ensino médio em escola pública, terão direito a optar pelo sistema de cotas. Esta foi a decisão tomada ontem pelos membros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), maior órgão deliberativo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A medida vai atender a uma exigência feita pela Lei Nº 12.711/ 2012, que entrou em vigor no dia 29 de agosto deste ano, 21 dias após a Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) ter encerrado as inscrições do PSS-2013.

A legislação determina que metade das vagas oferecidas pelas instituições federais de ensino superior no país seja destinada apenas a estudantes da rede pública. E, para ter direito ao benefício, o estudante só precisa ter concluído o ensino médio em instituição pública. Antes da lei, a Coperve só permitia que o aluno optasse pelo sistema de cotas se ele tivesse estudado o ensino médio e, pelo menos, três anos do ensino fundamental em escola pública. Por causa dessa distorção, a Coperve vai abrir um prazo para que os alunos façam a opção pelas cotas, caso preencham os novos critérios estabelecidos. “Dentro dos candidatos inscritos, é possível que existam aqueles que cursaram o ensino médio em escola pública, mas que não optaram pelo sistema de cotas porque tinha feito o ensino fundamental em instituição privada. Na época, a UFPB não permitia a inscrição dessa pessoa no sistema de cotas. No entanto, com a decisão de hoje (ontem), isso mudou”, disse o pró-reitor de Graduação da UFPB, Valdir Barbosa.

No entanto, a data da abertura desse prazo ainda não foi definida.

“Na reunião de ontem, discutimos apenas as medidas que serão feitas para que UFPB seja adequada à legislação. Todos os prazos serão definidos em reuniões que deverão ocorrer nesta quarta-feira ou quinta-feira (amanhã)”, revelou.

De acordo com o pró-reitor, a previsão é que até a sexta-feira desta semana seja divulgado um edital com todas as mudanças feitas no PSS. O documento também vai informar as datas das etapas do exame. Já está decidido que a Coperve abrirá prazo também para novas inscrições no PSS.

A previsão é que a primeira fase do PSS ocorra até dezembro deste ano e que os exames da 3ª série fiquem para janeiro. O resultado deverá sair entre o final de fevereiro e começo de março. Enquanto que o período letivo 2013.1 da UFPB só iniciará em maio. Atualmente, 35% das vagas ofertadas pela UFPB serão preenchidas através de sistema de cotas. A instituição vai selecionar 5.130 estudantes através do PSS-2013. Deste total, 1.766 serão escolhidos através das cotas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp