VIDA URBANA
Procissão reúne mais de 5 mil fiéis na capital
Durante a celebração, o arcebispo dom Aldo Pagotto, lembrou o significado da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo
Publicado em 07/04/2012 às 7:00
Dando continuidade ao Tríduo Pascal (que teve início na última quinta-feira com o lava-pés), os fiéis católicos participaram ontem da Celebração da Paixão do Senhor, na Basílica Nossa Senhora das Neves, no Centro da capital, de onde os cristãos saíram em procissão acompanhados das imagens do Senhor Morto e da Nossa Senhora das Dores.
Durante a celebração, que teve início às 15h com a igreja lotada, o arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Aldo Pagotto, lembrou o significado da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. “O amor Dele mostra a superação de todas as arbitrariedades que nós empenhamos em nós mesmos ou nos outros. A cruz significa purificação”, frisou.
Por volta das 16h, as imagens do Senhor Morto e da Nossa Senhora das Dores (vindas da Igreja do Carmo) chegaram à Basílica, 'acompanhadas' pelos cadetes do Corpo de Bombeiros – que fizeram a guarda de honra. Minutos depois, os fiéis saíram em procissão pelo Centro Histórico.
Mais de cinco mil pessoas participaram da procissão, conforme estimativas da Polícia Militar. A segurança foi feita por 100 homens da corporação. A fiel Teresinha Vieira, 72, que há mais de 40 anos participa das celebrações anuais da Páscoa, contou a emoção de relembrar a morte e a ressurreição de Cristo.
“Eu fiz uma promessa para todo ano estar na procissão. Sempre peço ao Senhor saúde e paz e me sinto muito bem em participar das celebrações”, comentou Teresinha. Já Rejane Tomaz, 56 anos, contou que “o 'ritual' mostra que o Cristo ressuscitou, existe e está vivo para todo o mundo”. A programação da Semana Santa católica segue com a Vigília Pascal, às 19h de hoje.
Comentários