POLÍTICA
Prefeitura de Santana dos Garrotes terá de demitir 65 comissionados
Ministério Público Estadual questionou a criação de cargos sem a fixação das respectivas atribuições.
Publicado em 16/02/2016 às 10:07
O Tribunal de Justiça julgou inconstitucional a lei do município de Santana dos Garrotes que criou 65 cargos comissionados. A lei foi questionada por meio de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo Ministério Público Estadual.
O órgão alegou que os cargos foram criados sem a fixação das respectivas atribuições. "Na hipótese em exame, a legislação do município de Santa dos Garrotes não cuidou de especificar quais são as atribuições dos cargos em comissão criados, não sendo possível verificar se eles se harmonizam com o princípio da livre nomeação e exoneração", destacou o relator do processo, desembargador José Aurélio da Cruz.
A decisão do Tribunal de Justiça só terá efeito no prazo de 180 dias, após a notificação das partes. "Considerando que as leis ora em análise estão em vigor, com produção de efeitos concretos, tendo em vista o princípio da segurança jurídica, a presente declaração de inconstitucionalidade produzirá efeitos ex nunc, produzindo eficácia em 180 dias, após a comunicação dos requeridos", escreveu o relator.
Comentários