icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Paraíba tem locais certos para aprender música

Em João Pessoa, 2 lugares são principais endereços para ter aulas: o Departamento de Música, da UFPB, e a Escola de Música Anthenor Navarro, no Espaço Cultural.

Publicado em 27/09/2009 às 9:02

De Renato Félix do Jornal da Paraíba

Tocar um instrumento é vontade de muita gente, mas exige técnica, concentração e domínio do instrumento - um processo que leva tempo. E os autodidatas existem, mas, em geral, uma ajuda nunca é demais. Em João Pessoa, dois lugares são os principais endereços para ter aulas: o Departamento de Música, na Universidade Federal da Paraíba, e a Escola de Música Anthenor Navarro, no Espaço Cultural.

Em ambos os lugares, crianças e adultos podem começar do zero no aprendizado de um instrumento - e a variedade é grande. Tanto a Escola Anthenor Navarro quanto os cursos abertos a não universitário no Departamento de Música são voltados principalmente a instrumentos da orquestra sinfônica, embora tenham também violão e piano.

As origens da Anthenor Navarro estão em 1931, quando Gazzi de Sá (maestro que hoje dá nome ao coral da UFPB) fundou o Instituto Superior de Educação Musical, uma escola particular de nível universitário. O instituto foi integrado ao governo do Estado em 1952 e ganhou o nome atual, em homenagem ao ex-governador. E em 1983, foi transferida para o Espaço Cultural José Lins do Rego.

Paralelo aos cursos de instrumentos, os alunos precisam fazer 12 semestres de Musicalização. E os novos alunos, sem qualquer experiência, começam justamente por aí, antes de escolher o instrumento que irão praticar e ganhar noções que ajudarão a ler partituras, por exemplo.

“A escola supre uma necessidade que existe desde que suspenderam o ensino de música nas escolas”, conta Vólia Simões, diretora da Anthenor Navarro. “A música é fundamental no ser humano. A gente vive de sons e ritmos”.

São 850 alunos atualmente matriculados na Escola Anthenor Navarro. No Departamento de Música, são cerca de 400. O departamento se divide entre o curso de bacharelado em Música e os cursos de extensão, abertos à toda comunidade. “Os cursos funcionam por semestre, dependendo da disponibilidade da área”, informa o trombonista Radegundis Feitosa, chefe do departamento. “As aulas de violão e canto são as mais concorridas, mas temos classes muito grandes de todos os instrumentos”.

Há também algumas opções indicadas para outros públicos. A Escola Especial de Música Juarez Johnson foi inaugurada na sexta passada, também no Espaço Cultural, com a proposta de ensinar teoria e prática musical a portadores de necessidades especiais. “Não é musicoterapia, é ensino de música”, ressalta Patrícia Johnson, diretora da escola. Mesmo antes de inaugurada, a escola já atingiu a capacidade máxima de matrículas.

Escola de Música Anthenor Navarro. Espaço Cultural, r. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa (tel.: 3211-6295). Matrículas em janeiro e julho. Taxa de matrícula: R$ 80.

Departamento de Música da UFPB. Campus I, CCHLA, João Pessoa (tel.: 3216.7123). Matrículas a cada semestre (próxima, na 3ª semana de novembro, com início das aulas em março). Taxa de matrícula: R$ 50.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp