CULTURA
Paraíba tem locais certos para aprender música
Em João Pessoa, 2 lugares são principais endereços para ter aulas: o Departamento de Música, da UFPB, e a Escola de Música Anthenor Navarro, no Espaço Cultural.
Publicado em 27/09/2009 às 9:02
De Renato Félix do Jornal da Paraíba
Tocar um instrumento é vontade de muita gente, mas exige técnica, concentração e domínio do instrumento - um processo que leva tempo. E os autodidatas existem, mas, em geral, uma ajuda nunca é demais. Em João Pessoa, dois lugares são os principais endereços para ter aulas: o Departamento de Música, na Universidade Federal da Paraíba, e a Escola de Música Anthenor Navarro, no Espaço Cultural.
Em ambos os lugares, crianças e adultos podem começar do zero no aprendizado de um instrumento - e a variedade é grande. Tanto a Escola Anthenor Navarro quanto os cursos abertos a não universitário no Departamento de Música são voltados principalmente a instrumentos da orquestra sinfônica, embora tenham também violão e piano.
As origens da Anthenor Navarro estão em 1931, quando Gazzi de Sá (maestro que hoje dá nome ao coral da UFPB) fundou o Instituto Superior de Educação Musical, uma escola particular de nível universitário. O instituto foi integrado ao governo do Estado em 1952 e ganhou o nome atual, em homenagem ao ex-governador. E em 1983, foi transferida para o Espaço Cultural José Lins do Rego.
Paralelo aos cursos de instrumentos, os alunos precisam fazer 12 semestres de Musicalização. E os novos alunos, sem qualquer experiência, começam justamente por aí, antes de escolher o instrumento que irão praticar e ganhar noções que ajudarão a ler partituras, por exemplo.
“A escola supre uma necessidade que existe desde que suspenderam o ensino de música nas escolas”, conta Vólia Simões, diretora da Anthenor Navarro. “A música é fundamental no ser humano. A gente vive de sons e ritmos”.
São 850 alunos atualmente matriculados na Escola Anthenor Navarro. No Departamento de Música, são cerca de 400. O departamento se divide entre o curso de bacharelado em Música e os cursos de extensão, abertos à toda comunidade. “Os cursos funcionam por semestre, dependendo da disponibilidade da área”, informa o trombonista Radegundis Feitosa, chefe do departamento. “As aulas de violão e canto são as mais concorridas, mas temos classes muito grandes de todos os instrumentos”.
Há também algumas opções indicadas para outros públicos. A Escola Especial de Música Juarez Johnson foi inaugurada na sexta passada, também no Espaço Cultural, com a proposta de ensinar teoria e prática musical a portadores de necessidades especiais. “Não é musicoterapia, é ensino de música”, ressalta Patrícia Johnson, diretora da escola. Mesmo antes de inaugurada, a escola já atingiu a capacidade máxima de matrículas.
Escola de Música Anthenor Navarro. Espaço Cultural, r. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa (tel.: 3211-6295). Matrículas em janeiro e julho. Taxa de matrícula: R$ 80.
Departamento de Música da UFPB. Campus I, CCHLA, João Pessoa (tel.: 3216.7123). Matrículas a cada semestre (próxima, na 3ª semana de novembro, com início das aulas em março). Taxa de matrícula: R$ 50.
Comentários