VIDA URBANA
Vacinação contra pólio para menores de 5 anos começa nesta segunda
Na Paraíba, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 295.190 crianças menores de 5 anos. Secretaria de Estado da Saúde distribuiu 448 mil doses da vacina.
Publicado em 13/06/2011 às 8:53
Da Secom-PB
Começa nesta segunda-feira (13) a campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o país. Na Paraíba, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 295.190 crianças menores de 5 anos.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu com as 12 gerências regionais de saúde 448 mil doses da vacina. Ano passado, na segunda etapa, foram imunizadas no Estado 311.821 crianças, o que representa 97,40% da meta estimada. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
O dia D de vacinação será realizado no sábado (18) nos 223 municípios paraibanos. Estarão à disposição da população mais de mil postos vacinação e cerca de 5 mil profissionais atuarão na campanha, cujo slogan é “Siga o Zé Gotinha e projeta sua criança”. Para a criança ficar imunizada é necessário que ela receba duas doses da vacina, por isso a campanha é dividida em duas etapas – a segunda começa em agosto.
Poliomielite
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.
O último caso de pólio no Brasil aconteceu em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Mas, segundo o MS é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
Comentários