VIDA URBANA
Sebrae em Campina Grande está atendendo no bairro do Alto Branco
Reforma no prédio do Catolé iniciou em janeiro deste ano e a previsão é terminar em 2016
Publicado em 19/01/2015 às 10:43
A agência do Sebrae, em Campina Grande, está sendo reformada e o atendimento aos empresários passou a ser, desde o início de janeiro, em sua sede provisória, na avenida Manoel Tavares, no bairro do Alto Branco. Desde que surgiu em Campina Grande como Assistência Industrial (NAI/PB) há 47 anos, o Sebrae mantém uma das maiores sedes do Estado na cidade. Devido ao crescimento do quadro de funcionários e a necessidade de atender um maior número de empresários, a agência passará pela reforma por cerca de um ano.
Segundo o gerente do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, a sede continuará no Catolé, após a reforma, com uma melhor infraestrutura de atendimento ao cliente. “Esperamos que a conclusão da reforma ocorra até o primeiro semestre de 2016. O prédio reformado terá a aparência das agências de João Pessoa e Patos, que são as que forma reformadas recentemente. Seguiremos o mesmo padrão, com mais modernidade, para atender melhor nossos clientes”, disse.
A agência do Sebrae em Campina Grande atende aos pequenos negócios locais e de mais 42 municípios circunvizinhos. “As pessoas tiram dúvidas empresariais, tratam da formalização de suas empresas, conhecem e fazem planos de negócios, dentre outros serviços. São muitos os tipos de atendimentos para os diversos setores da economia. Atendemos indústrias, comércios, serviços e agronegócios. Ainda atuamos na aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE) nos municípios”, falou.
Histórico – O Núcleo de Assistência Industrial (NAI) surgiu dentro da antiga Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro do Bodocongó, em Campina Grande, onde já havia um centro experimental de pesquisas para empresários. Segundo um dos mais antigos funcionários do Sebrae Paraíba, Marcos Magalhães, foi uma iniciativa pioneira, um embrião do que se tornou um sistema federado de apoio aos pequenos negócios. “Eu entrei com três anos de funcionamento do Nai e passei por todas as mudanças de endereços”, disse.
Ele conta que, em 1970, o Núcleo foi para Rua Coronel Salvino Figueredo, no centro da cidade. Passou a integrar o Centro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Paraíba (Ceag), que funcionou vinculado ao Governo Federal em 1977. Mudaram para a Rua Barbosa, no bairro da Prata, onde o trabalho foi desenvolvido até 1981. Em seguida, a sede do Ceag foi para a Rua Marechal Deodoro, no bairro da Prata. Depois, voltou para a Rui Barbosa, onde ficaram até 1987. Neste ano, foram para a Avenida Floriano Peixoto, no centro, no prédio da Associação Comercial de Campina Grande (ACCG).
Em 1990, a entidade se transformou num serviço social autônomo e foi então denominado Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que se instalou no bairro do Catolé em 1995, há 19 anos. Foi o primeiro organismo do antigo Programa Nacional de Desestatização, uma nova prática de gestão de determinados serviços controlados pelo Estado. Formalmente, trata-se de uma entidade civil sem fins lucrativos, de direito privado.
Serviço
Endereço antigo: Av. Joseph Noujaim Habib Mouacad, 800 - Catolé
Endereço atual: Av. Manoel Tavares, 965 - Alto Branco
Comentários