icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Centro Administrativo da Assembleia Legislativa será inaugurado nesta quarta

Estrutura irá funcionar no prédio do antigo Paraíba Palace, no Ponto de Cem Reis. 

Publicado em 09/08/2017 às 12:51

Um dos principais cartões-postais da Centro Histórico de João Pessoa, o antigo Paraíba Palace Hotel, anteriormente transformado em shopping popular, passará a funcionar nesta quarta-feira (9) como a sede do Centro Administrativo da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A solenidade, conduzida pelo presidente da Casa, Gervásio Maia (PSB), será iniciada às 16h, com a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB), além de outras autoridades. O evento terá a participação do coral da Assembleia e de uma apresentação dos alunos do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima).

O Centro Administrativo do Legislativo vai receber o nome de Gervásio Bonavides Mariz Maia, pai do presidente da Assembleia. A homenagem, propositura do deputado Tião Gomes (Livres/ex-PSL), foi alvo de questionamentos por seu personalismo. Gervásio Filho chegou a recuar, mas acabou promulgando a projeto de lei, aprovado por unanimidade, com a condicionante de que a placa com a homenagem só seja colocado após o fim do seu mandato na presidência da Casa.

Além do pai do presidente, também foram homenageados outros três deputados falecidos. Valdecir Amorim, Clóvis Bezerra e Waldir Bezerra

Gevrásio Maia disse que a implantação dos setores administrativos da Assembleia em um dos prédios mais relevantes do conjunto arquitetônioc da cidade vai revitalizar o Centro Histórico. “Nós estamos entregando um presente para a cidade, já que o Paraíba Palace é um prédio histórico da década de 30, além de se encontrar em um local extremamente importante e que representa muito para o povo de João Pessoa e da Paraíba”, destacou.

História

Ao longo dos anos, o local originalmente chamado de “Parahyba Hotel”, foi idealizado pelo ex-governador da Paraíba, João Pessoa, e passou por várias inaugurações, sendo a primeira em 1933, sob responsabilidade do ex-interventor federal do Estado, Gratuliano Brito, no local onde funcionava a antiga sede do jornal “Correio da Manhã”, dirigido pelo também ex-governador paraibano, Rui Carneiro.

De acordo com o historiador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Edivaldo Lira, a preservação do prédio é relevante por ser construído no estilo art nouveau que representou o processo de urbanização da capital. “No momento em que o hotel estava sendo construído, João Pessoa estava se adequando às tendências da época, principalmente aos padrões do Rio de Janeiro, São Paulo e de países europeus”, ressaltou.

O historiador Wills Leal destacou que o hotel apresentava o que existia de mais moderno na época, desde elevador e barbearia a restaurante com cardápio internacional. “O hotel se tornou ponto central de reunião dos hóspedes e era frequentado pela elite paraibana, hospedando políticos, atletas e artistas do país entre as décadas de 1930 e 1960″, explicou.

Dentre as personalidades de renome nacional e internacional que se hospedaram no Parahyba Palace Hotel, estão Pelé; o ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros; os cantores Cauby Peixoto, Vicente Celestino, Elizeth Cardoso e Bidu Sayão; a Orquestra Tabajara e os maestros Severino Araújo e Tommy Dorsey.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp