POLÍTICA
Centro Administrativo da Assembleia Legislativa será inaugurado nesta quarta
Estrutura irá funcionar no prédio do antigo Paraíba Palace, no Ponto de Cem Reis.
Publicado em 09/08/2017 às 12:51
Um dos principais cartões-postais da Centro Histórico de João Pessoa, o antigo Paraíba Palace Hotel, anteriormente transformado em shopping popular, passará a funcionar nesta quarta-feira (9) como a sede do Centro Administrativo da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A solenidade, conduzida pelo presidente da Casa, Gervásio Maia (PSB), será iniciada às 16h, com a presença do governador Ricardo Coutinho (PSB), além de outras autoridades. O evento terá a participação do coral da Assembleia e de uma apresentação dos alunos do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima).
O Centro Administrativo do Legislativo vai receber o nome de Gervásio Bonavides Mariz Maia, pai do presidente da Assembleia. A homenagem, propositura do deputado Tião Gomes (Livres/ex-PSL), foi alvo de questionamentos por seu personalismo. Gervásio Filho chegou a recuar, mas acabou promulgando a projeto de lei, aprovado por unanimidade, com a condicionante de que a placa com a homenagem só seja colocado após o fim do seu mandato na presidência da Casa.
Além do pai do presidente, também foram homenageados outros três deputados falecidos. Valdecir Amorim, Clóvis Bezerra e Waldir Bezerra
Gevrásio Maia disse que a implantação dos setores administrativos da Assembleia em um dos prédios mais relevantes do conjunto arquitetônioc da cidade vai revitalizar o Centro Histórico. “Nós estamos entregando um presente para a cidade, já que o Paraíba Palace é um prédio histórico da década de 30, além de se encontrar em um local extremamente importante e que representa muito para o povo de João Pessoa e da Paraíba”, destacou.
História
Ao longo dos anos, o local originalmente chamado de “Parahyba Hotel”, foi idealizado pelo ex-governador da Paraíba, João Pessoa, e passou por várias inaugurações, sendo a primeira em 1933, sob responsabilidade do ex-interventor federal do Estado, Gratuliano Brito, no local onde funcionava a antiga sede do jornal “Correio da Manhã”, dirigido pelo também ex-governador paraibano, Rui Carneiro.
De acordo com o historiador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Edivaldo Lira, a preservação do prédio é relevante por ser construído no estilo art nouveau que representou o processo de urbanização da capital. “No momento em que o hotel estava sendo construído, João Pessoa estava se adequando às tendências da época, principalmente aos padrões do Rio de Janeiro, São Paulo e de países europeus”, ressaltou.
O historiador Wills Leal destacou que o hotel apresentava o que existia de mais moderno na época, desde elevador e barbearia a restaurante com cardápio internacional. “O hotel se tornou ponto central de reunião dos hóspedes e era frequentado pela elite paraibana, hospedando políticos, atletas e artistas do país entre as décadas de 1930 e 1960″, explicou.
Dentre as personalidades de renome nacional e internacional que se hospedaram no Parahyba Palace Hotel, estão Pelé; o ex-governador de São Paulo, Adhemar de Barros; os cantores Cauby Peixoto, Vicente Celestino, Elizeth Cardoso e Bidu Sayão; a Orquestra Tabajara e os maestros Severino Araújo e Tommy Dorsey.
Comentários