POLÍTICA
Cássio lidera a AL e Ricardo, a CMJP
Candidato do PMDB ao governo, Vital do Rêgo Filho, tem o apoio de seis deputados na Assembleia Legislativa
Publicado em 06/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 18:00
O senador Cássio Cunha Lima detém o apoio de 58% dos deputados que ocupam cadeira na Assembleia Legislativa. São 21 deputados que já anunciaram abertamente que seguem a candidatura do PSDB.
Já o governador Ricardo Coutinho conta com o apoio de oito deputados, e Vital do Rêgo Filho tem o apoio dos cinco deputados peemedebistas. Na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o cenário se inverte, revelando uma vantagem do candidato socialista.
Por enquanto, o posicionamento político do deputado João Gonçalves (PSD) ainda não foi definido.
João Gonçalves não decidiu se vai continuar apoiando o governador Ricardo Coutinho ou seguir a aliança feita pelo seu partido com o PSDB, do senador Cássio Cunha Lima.
Na Assembleia Legislativa, Cássio Cunha Lima conta com o apoio de: Iraê Lucena (PSDB), Arnaldo Monteiro (PSC), Assis Quintans (DEM), Branco Mendes (PEN), Caio Roberto (PR), Carlos Batinga (PSC), Daniella Ribeiro (PP), Domiciano Cabral (DEM), Aníbal Marcolino (PEN), Edmílson Soares (PEN), Eva Gouveia (PSD), Guilherme Almeida (PSC), Janduhy Carneiro (PTN), João Henrique (DEM), José Aldemir (PEN), Jutay Meneses (PRB), Léa Toscano (PSB), Ricardo Marcelo (PEN), Toinho do Sopão (PEN), Vital Costa (PP) e Vituriano de Abreu (PSC).
Vital do Rêgo conta com o apoio de Gervásio Maia (PMDB), Ivaldo Moraes (PMDB), Olenka Maranhão (PMDB), Raniery Paulino (PMDB), Trócolli Júnior (PMDB) e Frei Anastácio (PT).
Na base do governador Ricardo Coutinho estão: Hervázio Bezerra (PSB), Adriano Galdino (PSB), Anísio Maia (PT), Doda de Tião (PTB), Lindolfo Pires (DEM), Monaci Marques (PPS), Wilson Braga (PV) e Tião Gomes (PSL). Para o líder da oposição, esse quadro ainda pode apresentar mudanças.
“Estamos esperando algum movimento político nos próximos dias e, depois do dia 5, pode haver alterações nesse quadro”, disse Hervázio, referindo-se também à decisão judicial que envolve a coligação do PT com o PSB.
O deputado ressaltou que a situação atual é difícil, especialmente para aprovar as matérias do governo, e que a medida para resolver muitos impasses tem sido a judicialização das matérias.
“Hoje mais de um terço dos deputados são de oposição. É uma situação difícil, como foi para aprovar o remanejamento, mas que conseguimos após um acordo. Vamos continuar buscando o consenso e o diálogo com a oposição, inclusive nas matérias polêmicas”, disse Hervázio.
RICARDO CONTA COM 11 VEREADORES
Na CMJP, Ricardo Coutinho conta com o apoio de 11 vereadores. Já a “bancada” de Cássio Cunha Lima na CMJP é formada por nove vereadores.
O vereador Djanilson da Fonseca (PPS) anunciou que vota no candidato major Fábio para governador do Estado. Enquanto o vereador Fernando Milanez afirmou que somente após decisão da Justiça Eleitoral, em relação à aliança PT/PSB, deverá anunciar seu apoio para o candidato ao governo do Estado.
“Eu ainda não conversei com Vital do Rêgo. Muitos fatos novos surgiram e precisam ser analisados. Na quarta-feira, eu anuncio o meu apoio”, disse Milanez. O presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira (PP) ainda não anunciou quem deve apoiar para o governo do Estado.Existe ainda a bancada dos que não apoiam o governador Ricardo Coutinho, composta pelos vereadores Fuba e Bira Pereira, ambos do Partido dos Trabalhadores.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com o vereador Raoni Mendes (PDT), mas as ligações não foram atendidas.
Comentários