VIDA URBANA
Comércio varejista da Paraíba cresce 13,6%, diz o IBGE
Comércio varejista no Estado registrou quarta maior taxa do Nordeste em fevereiro, quando comparado ao mesmo período do ano passado, segundo divulgou IBGE na quarta-feira (14).
Publicado em 15/04/2010 às 8:57
Jean Gregório
Do Jornal da Paraíba
Com crescimento de volume de vendas de 13,6%, o comércio varejista da Paraíba registrou a quarta maior taxa do Nordeste em fevereiro, quando comparado ao mesmo período do ano passado, segundo divulgou, na quarta-feira (14), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alta ficou acima da média do país (12,3%) e atrás apenas dos Estados de Sergipe (18,5%), Ceará (18,5%) e Pernambuco (15,4%). Foi o segundo mês consecutivo de elevação de vendas na Paraíba na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) que acumula no ano (11,5%) e em doze meses (3,1%).
O aumento do varejo paraibano também alcançou taxas superiores à média nacional em fevereiro em relação ao mês anterior. O Estado registrou 3,3% nas vendas do varejo e de 3% na receita nominal. O país apresentou índices menores: 1,6% e 2,2%, respectivamente.
Segundo explicou o economista e coordenador de comércio e serviços do IBGE, Reinaldo Pereira, o desempenho de fevereiro foi motivado pelo maior poder de compra da população, decorrente do aumento dos salários pagos ao pessoal ocupado, principalmente com o primeiro pagamento do novo salário mínimo (R$ 510).
Ele citou outros dois fatores importantes como as vendas do segmento da redução do IPI da linha branca (geladeiras, fogões e máquinas de lavar) e a volta da oferta de crédito aos consumidores que praticamente voltou aos níveis da pré-crise.
“Apesar do crescimento ter atingido oito das dez atividades pesquisadas no comércio em fevereiro, é bom lembrar que na comparação com fevereiro do ano passado tem de ser ponderada, pois o país estava ainda com o volume de vendas em plena crise econômica”, disse.
Comentários