icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Vituriano vai à Justiça garantir visitas

Deputado pretende garantir que visitas da Caravana da Saúde, feitas às unidades hospitalares do Estado continuem.

Publicado em 06/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:51

O deputado Vituriano de Abreu (PSC) vai recorrer à Justiça para garantir a continuidade das visitas feitas às unidades hospitalares do Estado pela Caravana da Saúde, da Assembleia Legislativa (ALPB). A medida foi adotada em resposta à postura do secretário de Estado da Saúde, Waldson de Souza, que expulsou a Comissão do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, durante a primeira vistoria da Caravana, realizada na última quinta-feira.

Conforme Vituriano de Abreu, que é o presidente em exercício da Comissão de Saúde, o pedido à Justiça será por um documento comprovando que as vistorias são prerrogativas dos deputados estaduais. “Não sei por que a interpretação do secretário (Waldson de Souza) e governo é de que devemos anunciar que vamos fazer as visitas. Acredito que os efeitos são melhores.

Mas vamos levar alguma coisa da Justiça para apresentar no momento em que alguém reagir para não entrarmos”, explicou Vituriano, assegurando que a Caravana da Saúde vai dar sequência às visitas feitas em unidades hospitalares, sem aviso prévio às respectivas direções. “Não adianta proibir, porque isso é competência nossa. Somente dessa forma nós conseguimos detectar os problemas do Estado. Já fizemos algumas visitas nas quais avisamos anteriormente, mas isso dá muito tempo para que a direção ajeite tudo. Embora o secretário ache que não é correto, nós vamos continuar”.

O líder do governo na ALPB, Hervázio Bezerra (PSB) rechaçou a atitude dos parlamentares que integram a Comissão de Saúde, durante a visita ao Hospital de Trauma. “Entraram na área vermelha, onde estavam pacientes vítimas de tiro, de arma branca, com fraturas expostas, oferecendo riscos aos pacientes, que chegaram a ser fotografados. O que é estranho é que o presidente da Comissão não comunicou aos demais membros sobre a visita. Ninguém é dono de comissão e o presidente não pode se arvorar do Poder e fazer o que quer, até porque as decisões das comissões são tomadas por maioria”.

Por sua vez, o presidente da ALPB, Ricardo Marcelo, afirmou que a Comissão de Saúde tem prerrogativas para fiscalizar e tem o apoio da Mesa Diretora. “Os deputados não estão fazendo nada de absurdo, estão exercendo o poder que foi dado pelo povo”, disse. (Michelle Farias).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp