CULTURA
Quinteto da Paraíba faz show nesta quinta-feira em Cajazeiras
Após 19 anos de fundação, grupo se apresenta em show gratuito no Teatro Ica, às 20h, em Cajazeiras.
Publicado em 13/11/2008 às 11:08
Giselle Ponciano, do Jornal da Paraíba
Há duas boas informações para quem mora em Cajazeiras ou nas proximidades. Pela primeira vez, após 19 anos de formação, o Quinteto da Paraíba se apresentará na cidade. A outra, é que o show, marcado para nesta quinta-feira (13), às 20h, no Teatro Ica, é aberto ao público.
“A expectativa é a melhor possível. Em toda a nossa trajetória só tocamos uma vez no Sertão, e foi em Patos. Certamente não falta público, o que falta é oportunidade para a cultura ser levada para todos os cantos da Paraíba”, destacou o músico Xisto Medeiros, integrante do grupo.
A ida do Quinteto para Cajazeiras é fruto do projeto Sindicultura Sertão, promovido pelo Sindifisco-PB. O Quinteto lançará o trabalho mais recente, o CD ‘Nau Capitânia de Itamaracá’, que presta uma homenagem aos cantores Chico César e Lenine.
Há uma curiosidade sobre o Quinteto, de acordo com Xisto. Nenhum grupo musical no Estado conseguiu bater a marca de 14 anos com a mesma formação. Hoje, no entanto, eles contam com uma nova formação: Yerko Tabilo (violino 1), André Araújo (violino 2) e Ronedilk Dantas (viola), Kalim Campos (violoncelo), além do próprio Xisto (contrabaixo).
Criado em 1989, o grupo paraibano já fez shows em vários países como Áustria, Bélgica, França, Espanha, Itália, Holanda e Portugal. Em 2007, o Quinteto se apresentou com o cantor e compositor Chico César, na abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Maracanã.
Este ano, os músicos fizeram participação nos CDs de Lenine e de Virgínia Rosa, com duas faixas em cada álbum. Para 2009, o Quinteto da Paraíba tem muitos planos, sendo o principal o projeto de gravar o primeiro DVD.
Comentários