icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Diferenciar a gripe do resfriado ajuda na cura

 Para tratamento correto é importante que aconteça a identificação dos dois problemas

Publicado em 24/08/2014 às 8:00 | Atualizado em 11/03/2024 às 10:53

O inverno traz uma maior incidência de gripes e resfriados. Mas como saber se está gripado ou resfriado? Qual a diferença entre os dois? Primeiramente, é bom esclarecer que tanto uma como a outra são doenças virais e o tempo frio ou o vento não são causadores dessas enfermidades. O problema é que o tempo mais frio propicia que os ambientes fiquem fechados e sem a circulação de ar. Portanto, a proximidade entre as pessoas nos ambientes facilita a transmissão dos vírus.

Embora os sintomas entre gripe e resfriado sejam muito parecidos, os da gripe são mais intensos. “Muitas pessoas acreditam que qualquer espirro é sinônimo de gripe. Essa popularização do que é a gripe traz um grave problema, pois ela não é tão simples assim”, afirma o médico Pedro Saddi. “Em crianças, pessoas idosas ou imunodeprimidas, pode até causar a morte”, relata.

Os sintomas do resfriado são nariz obstruído com secreção que pode vir com uma faringite branda, ou seja, uma leve dor de garganta e mal-estar. Habitualmente, não há febre. Quem está resfriado apresenta essa sintomatologia durante três ou quatro dias e ela vai desaparecendo espontaneamente. Quem está resfriado não interrompe suas atividades, sejam elas de caráter físico ou intelectual.

Um paciente com gripe apresenta um quadro diferente. A febre aparece e ultrapassa 38,5º, podendo chegar aos 40º. Além da febre, que persiste por vários dias, o paciente terá dores no corpo e mal-estar muito intenso, que acabam por comprometer as atividades físicas e intelectuais. Trata-se de uma doença de maior extensão e intensidade, sobretudo para as pessoas debilitadas. A gripe pode causar complicações graves como pneumonia e, eventualmente, morte.

Somando todos os vírus que provocam resfriados, existem algumas centenas e, no transcorrer da vida, certamente seremos acometidos por dezenas ou mais deles. Vamos adquirindo imunidade, mas permanecemos com potencial para desenvolver a doença se entrarmos em contato com qualquer um dos demais. Por isso, as crianças têm mais resfriados, já que não são imunes. Já os vírus que causam a gripe são chamados de vírus Influenza. Os vírus da Influenza se caracterizam por estar em permanente mutação. Quando isso ocorre, surge um vírus primo do anterior e nós temos alguma defesa contra o novo porque conhecemos o mais antigo.

Geralmente não são necessários exames para diferenciar se você está gripado ou resfriado, pois, depois de 24 horas, os sintomas já deixam clara a gravidade do problema. Repouso não costuma acelerar a recuperação, mas pode ser interessante para minimizar a transmissão, já que tanto gripe quanto o resfriado são transmitidos pelo contato.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp