icon search
icon search
home icon Home > bichos
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

BICHOS

Evite excesso de sal e açúcar nos alimentos

Deve-se evitar ao máximo produtos industrializados, mesmo sendo de baixa caloria.

Publicado em 26/12/2015 às 8:55

O consumo de produtos industrializados faz parte do cotidiano de milhares de pessoas, mas é preciso ter cuidado com esse tipo de alimentos, pois eles podem ter elevadas adições de açúcares e sal, como revela pesquisa realizada pelo Proteste – Associação Brasileira de Direito do Consumidor. O estudo analisou 12 produtos industrializados vendidos no Brasil e em alguns países da Europa como forma de comparar os seus rótulos e as diferenças entre eles.

A pesquisa constatou que, além de apresentar mais produtos, no Brasil, esses itens possuem mais aditivos que os vendidos na Europa.

Embora essas variações sejam tidas como normais para adaptação ao paladar local, a análise ainda apontou que a legislação brasileira permite que os produtos contenham substâncias prejudiciais à saúde, como tartrazina, amarelo crepúsculo, glutamato monossódico e butil hidroxianisol.

A grande preocupação é que cada vez mais a população tem optado por alimentos possuem essas substâncias, já que eles são considerados mais prático e baratos. A nutricionista do Hapvida Saúde, Tanara Ferreira, explica que isso é mito, pois é comum associar uma boa alimentação com a compra de produtos light, que podem custar até 50% a mais.

“Deve-se evitar ao máximo produtos industrializados, mesmo sendo de baixa caloria. Nas temporadas mais quentes do ano, o melhor é que se consuma frutas e sucos naturais, no lugar de torradas e sucos artificiais. Frutas da época são mais baratas, ideais para comer entre as refeições, além de serem menos calóricas e custarem até menos que uma barra de cereal”, orienta.

No entanto, a nutricionista explica que nas situações em que não é possível evitar o consumo de industrializados, a dica é analisar os rótulos.

“Um mesmo tipo de produto, com as mesmas calorias, porém de marcas diferentes, pode custar menos e ter o mesmo efeito. Por isso é preciso atenção naquilo que se está levando pra casa”, afirma Tanara Ferreira.

Bons hábitos
Sabendo que a melhor maneira de evitar produtos industrializados é a construção de hábitos saudáveis ainda na infância, a Prime’s Cool sempre adotou a prática da alimentação natural. Com alunos que passam o dia na escola, o local possui cozinha própria e produz todas as refeições: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Segundo a diretora Nicolle Nery, dessa forma, a criança não tem como fugir da proposta alimentar e não tem contato com substâncias que prejudicam a saúde. “Todas as refeições são feitas aqui, com frutas, verduras, legumes, alimentos naturais e carnes frescas, não utilizamos e nem permitimos a entrada de produtos industrializados”, explica.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp