VIDA URBANA
Início da Quaresma marca Campanha da Fraternidade
Em todo o país, Campanha da Fraternidade completa 50 anos em 2013.
Publicado em 13/02/2013 às 8:00
Será lançada hoje a 50ª Campanha da Fraternidade, realizada pela Igreja Católica e coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A campanha acontece anualmente no período da Quaresma – que tem início nesta quarta-feira de cinzas – e, neste ano, contemplará o tema “Fraternidade e Juventude”, com o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
Na arquidiocese paraibana, será feita uma menção sobre a CF na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, durante a missa de início da Quaresma, que acontecerá às 18h de hoje. A celebração será conduzida pelo arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, mas o lançamento oficial da Campanha no Estado só acontecerá na primeira semana de março, durante o Encontro de Jovens, uma vez que a data fica a cargo de cada diocese.
Para dom Aldo, o tema da juventude corrobora com os eventos da Igreja previstos para este ano. “O tema é tão bom... Nós estamos há um ano organizando a Jornada Mundial da Juventude [que acontecerá em julho, no Rio de Janeiro], oportunidade na qual receberemos o novo Papa”, contou.
Segundo o arcebispo, a Jornada será precedida pela Semana Missionária, que acontecerá no período de 16 a 20 de julho na Arquidiocese da Paraíba. “Estamos reorganizando um projeto de evangelização da juventude, abordando pelo gancho das políticas públicas, da geração de ocupação e renda, dos cursos profissionalizantes, do amor, do respeito e do equilíbrio para o bem”, completou.
O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, afirmou que um dos papéis da CF é ser um elo entre a igreja, os fiéis e a sociedade. “A CF é a igreja a serviço da sociedade. É uma evangelização que ultrapassa as fronteiras da igreja e, dessa forma, a igreja cumpre a sua missão, que é a de evangelizar de uma forma bem ampla”, explicou.
Dom Aldo acrescentou ainda que a temática é mesmo muito abrangente. “Ela não esgota numa campanha, mas dá margem para um projeto de médio a longo prazo”, disse.
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