icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Novos pratos são apresentados no Festival Gastronômico de Areia

Treze estabelecimentos da cidade criaram pratos novos usando os derivados da cana-de-açúcar durante a última semana em um workshop.

Publicado em 07/11/2008 às 10:02

Da assessoria do Sebrae/PB

A cultura, as artes e a gastronomia invadiram as ruas do município de Areia. Desde quarta-feira (5), acontece o XI Festival de Artes, que deve atrair cerca de 10 mil pessoas para o Brejo paraibano até este final de semana. Além de todos os atrativos culturais, este ano o evento conta com o Festival Gastronômico de Areia. Treze estabelecimentos da cidade criaram pratos novos usando os derivados da cana-de-açúcar durante a última semana em um workshop.

Os visitantes podem saborear pratos como o empanado de rapadura com banana e cobertura de açaí com cachaça, banana gratinada, bombom de chocolate com cachaça, pudim quati, porco no melado, queijo de coalho recheado de banana e canela com molho de melado de coco, escalopinho de carne-de-sol, suflê de rapadura, carne de charque flambada na cachaça, cocada, sorvete e panqueca de rapadura.

“A cidade de Areia está se tornando um lugar cada vez mais atraente para os turistas e essas novas delícias culinárias encantarão ainda mais o público, que agora além de visitar os engenhos, poderão comer pratos feitos com os ingredientes típicos da região”, destacou Regina Amorim, gestora do Projeto de Turismo do Sebrae.

Para a criação dessas novas iguarias, o chef Josemar Aurélio veio da Bahia e passou em cada cozinha desenvolvendo as receitas conjuntamente com os chefes de cada estabelecimento. “Normalmente o maior desafio é a receptividade das pessoas, mas eu senti que dificilmente um desses pratos não será incorporado ao cardápio local. Isso para mim é um dado fantástico!”, falou ele, feliz com o entusiasmo dos donos dos estabelecimentos.

Ana Clara, coordenadora do Fara, disse que o festival gastronômico trata-se de um evento muito importante para a gastronomia, o turismo e até a economia local. “A cidade de Areia tem uma tradição muito grande com a cana-de-açúcar, hoje temos 28 engenhos em atividade e o festival traz outras formas de uso da cachaça e da rapadura, que não o uso in natura do produto. Com essas novas delícias gastronômicas, estaremos agregando valores e aumentando a produtividade local", comenta.

O empresário Edson Júnior, proprietário do Restaurante Tropicana, sempre procurou inovar trazendo para a cidade de Areia pratos diferentes e sofisticados, que até então não eram comuns na cidade. “O festival deverá trazer ótimos resultados, porque é mais uma inovação”, observou ele, que agora serve o ‘Empanado do Brejo’, uma espécie de calzone recheado com banana, canela, mel de rapadura e cachaça.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp