CULTURA
Novos pratos são apresentados no Festival Gastronômico de Areia
Treze estabelecimentos da cidade criaram pratos novos usando os derivados da cana-de-açúcar durante a última semana em um workshop.
Publicado em 07/11/2008 às 10:02
Da assessoria do Sebrae/PB
A cultura, as artes e a gastronomia invadiram as ruas do município de Areia. Desde quarta-feira (5), acontece o XI Festival de Artes, que deve atrair cerca de 10 mil pessoas para o Brejo paraibano até este final de semana. Além de todos os atrativos culturais, este ano o evento conta com o Festival Gastronômico de Areia. Treze estabelecimentos da cidade criaram pratos novos usando os derivados da cana-de-açúcar durante a última semana em um workshop.
Os visitantes podem saborear pratos como o empanado de rapadura com banana e cobertura de açaí com cachaça, banana gratinada, bombom de chocolate com cachaça, pudim quati, porco no melado, queijo de coalho recheado de banana e canela com molho de melado de coco, escalopinho de carne-de-sol, suflê de rapadura, carne de charque flambada na cachaça, cocada, sorvete e panqueca de rapadura.
“A cidade de Areia está se tornando um lugar cada vez mais atraente para os turistas e essas novas delícias culinárias encantarão ainda mais o público, que agora além de visitar os engenhos, poderão comer pratos feitos com os ingredientes típicos da região”, destacou Regina Amorim, gestora do Projeto de Turismo do Sebrae.
Para a criação dessas novas iguarias, o chef Josemar Aurélio veio da Bahia e passou em cada cozinha desenvolvendo as receitas conjuntamente com os chefes de cada estabelecimento. “Normalmente o maior desafio é a receptividade das pessoas, mas eu senti que dificilmente um desses pratos não será incorporado ao cardápio local. Isso para mim é um dado fantástico!”, falou ele, feliz com o entusiasmo dos donos dos estabelecimentos.
Ana Clara, coordenadora do Fara, disse que o festival gastronômico trata-se de um evento muito importante para a gastronomia, o turismo e até a economia local. “A cidade de Areia tem uma tradição muito grande com a cana-de-açúcar, hoje temos 28 engenhos em atividade e o festival traz outras formas de uso da cachaça e da rapadura, que não o uso in natura do produto. Com essas novas delícias gastronômicas, estaremos agregando valores e aumentando a produtividade local", comenta.
O empresário Edson Júnior, proprietário do Restaurante Tropicana, sempre procurou inovar trazendo para a cidade de Areia pratos diferentes e sofisticados, que até então não eram comuns na cidade. “O festival deverá trazer ótimos resultados, porque é mais uma inovação”, observou ele, que agora serve o ‘Empanado do Brejo’, uma espécie de calzone recheado com banana, canela, mel de rapadura e cachaça.
Comentários