VIDA URBANA
Procon-JP ingressa com ação contra bancos para garantir serviços
Serviços de autoatendimento devem funcionar durante a paralisação; usuários reclamam.
Publicado em 08/09/2016 às 14:02
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) ingressou com ação civil pública contra a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil nesta quinta-feira (8). Segundo o órgão, a medida é para garantir o abastecimento de caixas eletrônicos e o serviço de autoatendimento para depósitos funcionando em pelo menos 30% nas agências bancárias durante a greve dos bancários, iniciada na última terça (6).
O Procon-JP informou que, desde o início da greve, foram recebidas reclamações sobre a falta de dinheiro nos caixas e de envelopes para depósitos. “As pessoas estão indo às agências bancárias da Capital, principalmente da Caixa Econômica e Banco do Brasil, e não estão encontrando esses serviços funcionando nem 30%. Há casos de agências em que nenhum caixa eletrônico disponibiliza dinheiro e não há envelope e nem serviço nos terminais para realização de depósitos”, informou Marcos Santos, secretário do Procon-JP.
Conforme o secretário, a ação pede multa diária de R$ 50 mil aos bancos por descumprimento, além de R$ 500 mil por danos morais coletivos. O consumidor que tem reclamação deve procurar o Procon-JP através do telefone 0800 083 2015 ou se dirigir à sede da Secretaria, na Avenida Pedro I, 473, ou ainda no posto de atendimento do Procon-JP na sede do Ministério Público Estadual, no Parque Solon de Lucena (Lagoa), 300.
Ação é direcionadas à Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil (Foto: Maria Socorro e Silva)
Comentários