VIDA URBANA
Número de doadoras de leite humano tem redução de 33% em Campina Grande
Diminuição prejudica bebês prematuros que nasceram com baixo peso e precisam do leite.
Publicado em 23/12/2016 às 8:09
A quantidade de doadoras de leite humano vem diminuindo mês a mês deste ano no Instituto Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande. De outubro para novembro, por exemplo, foi registrada uma redução de 33% no número de mulheres que doam leite. Dessa forma, segundo a coordenadora do banco do Isea, Alane Kaline, prejudicam os bebês, principalmente prematuros que nasceram com baixo peso, pois o leite materno é essencial para o desenvolvimento dessas crianças.
Para isso, Alane faz um pedido para que mães ajudem o Banco de Leite Dr. Virgílio Brasileiro, do Isea, e façam a doação. A situação de ontem (21), por exemplo, Alane disse que não tinha leite suficiente para os bebês que necessitam. “Todos os dias precisamos de uma demanda de 3,5 a 4 litros, por isso precisamos estimular a amamentação e sensibilizar essas mães para doarem”, ressaltou.
“O leite é essencial principalmente para os bebês prematuros e sabemos que o número de partos de crianças prematuras vem aumentando. O leite humano previne inúmeras futuras doenças aos bebês, por isso, deve ser o alimento exclusivo até os seis meses de vida e depois deve ser concedido junto com outros alimentos até os dois primeiros anos da criança. O nosso trabalho consiste principalmente em complementar a alimentação nos casos em que as mães não consigam dar conta sozinhas”, disse a coordenadora do banco.
Para as mães que têm leite em excesso, é simples tornar-se uma doadora. A coleta é feita na própria residência e a mãe só precisa preencher um cadastro para comprovar a sua saúde. Uma vez por semana funcionários do Banco de Leite vão até a residência para fazer o recolhimento.
O Banco de Leite Dr. Virgílio Brasileiro funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h no Isea. Nos finais de semana, funciona apenas para distribuição e acompanhamento de gestantes e puérperas, mães que deram à luz há até 45 dias, em casos delicados.
Quantidade de doadoras por mês:
Janeiro (100)
Fevereiro (103)
Março (96)
Abril (101)
Maio (96)
Junho (104)
Julho (73)
Agosto (80)
Setembro (97)
Outubro (89)
Novembro (59)
Fonte: Isea
Para doar:
Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea)
Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro
Vila Nova da Rainha, 147, Centro
Telefone: 83-3310-6356
Email: [email protected]
Comentários