icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Número de doadoras de leite humano tem redução de 33% em Campina Grande

Diminuição prejudica bebês prematuros que nasceram com baixo peso e precisam do leite.  

Publicado em 23/12/2016 às 8:09

A quantidade de doadoras de leite humano vem diminuindo mês a mês deste ano no Instituto Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande. De outubro para novembro, por exemplo, foi registrada uma redução de 33% no número de mulheres que doam leite. Dessa forma, segundo a coordenadora do banco do Isea, Alane Kaline, prejudicam os bebês, principalmente prematuros que nasceram com baixo peso, pois o leite materno é essencial para o desenvolvimento dessas crianças.

Para isso, Alane faz um pedido para que mães ajudem o Banco de Leite Dr. Virgílio Brasileiro, do Isea, e façam a doação. A situação de ontem (21), por exemplo, Alane disse que não tinha leite suficiente para os bebês que necessitam. “Todos os dias precisamos de uma demanda de 3,5 a 4 litros, por isso precisamos estimular a amamentação e sensibilizar essas mães para doarem”, ressaltou.
“O leite é essencial principalmente para os bebês prematuros e sabemos que o número de partos de crianças prematuras vem aumentando. O leite humano previne inúmeras futuras doenças aos bebês, por isso, deve ser o alimento exclusivo até os seis meses de vida e depois deve ser concedido junto com outros alimentos até os dois primeiros anos da criança. O nosso trabalho consiste principalmente em complementar a alimentação nos casos em que as mães não consigam dar conta sozinhas”, disse a coordenadora do banco.
Para as mães que têm leite em excesso, é simples tornar-se uma doadora. A coleta é feita na própria residência e a mãe só precisa preencher um cadastro para comprovar a sua saúde. Uma vez por semana funcionários do Banco de Leite vão até a residência para fazer o recolhimento.
O Banco de Leite Dr. Virgílio Brasileiro funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h no Isea. Nos finais de semana, funciona apenas para distribuição e acompanhamento de gestantes e puérperas, mães que deram à luz há até 45 dias, em casos delicados.
Quantidade de doadoras por mês:
Janeiro (100)
Fevereiro (103)
Março (96)
Abril (101)
Maio (96)
Junho (104)
Julho (73)
Agosto (80)
Setembro (97)
Outubro (89)
Novembro (59)
Fonte: Isea
Para doar:
Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea)
Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro
Vila Nova da Rainha, 147, Centro
Telefone: 83-3310-6356
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp