icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Justiça manda prefeitura de João Pessoa recuperar Hotel Globo

Obras de revitalização devem começar imediatamente, tendo um prazo de um ano para conclusão. Além da prefeitura, decisão também impõe obrigações ao Iphaep.

Publicado em 12/05/2015 às 10:06

A juíza Andréa Gonçalves Lopes Lins, da 1ª Vara da Fazenda de João Pessoa, determinou que a prefeitura da capital e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphaep) iniciem imediatamente as obras necessárias para recuperação e preservação do Hotel Globo. A decisão, tomada na segunda-feira (11), atendeu o pedido de uma ação civil pública, movida pela 2ª Promotoria do Meio Ambiente e Patrimônio Social de João Pessoa. O prazo máximo para a execução dos serviços é de um ano.

Na ação, o promotor João Geraldo Barbosa argumentou que o prédio do Hotel Globo está em situação precária, com a estrutura danificada, submetido a riscos de arrombamentos, tem acúmulo de resíduos por toda a sua área, vegetação com crescimento desordenado e mais uma série de outros problemas.

Os argumentos do promotor foram acatados pela magistrada, que concedeu a antecipação de tutela solicitada pelo Ministério Público. “Inquestionável que se o processo de deterioração e descaso não for estancado de logo, o patrimônio histórico e cultural, representado pelo Hotel Globo, poderá ser totalmente destruído”, diz a juíza na decisão.

A diretora-executiva do Iphaep, Cassandra Figueiredo, disse que o órgão ainda não foi notificado da decisão judicial. Ela disse ainda que não cabe ao Iphaep fazer a recuperação do prédio, já que ele está sob responsabilidade da prefeitura da capital. “Como se trata de uma área tombada, cabe ao Iphaep está monitorando, fazendo o diálogo com a prefeitura sobre a situação do local”, afirmou.

Cassandra também ressaltou que vários documentos já foram encaminhados ao Ministério Público e que o Iphaep vai apresentar a defesa judicialmente, assim que for notificado.

De acordo com o o titular da Coordenadoria de Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Fernando Milanez Neto, o projeto de revitalização do Hotel Globo já foi aprovado e a obra foi liberada pela Institudo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Neste momento o projeto está em fase de licitação da empresa para execução da obra. Como já havia feito em fevereiro, Fernando confirmou novamente que há uma verba de R$ 785 mil liberada.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp