CULTURA
Jogando xadrez com a morte
Programação do projeto CineSesc, no Sesc Centro de João Pessoa, será aberta nesta terça-feira (11) com o 'Sétimo Selo' de Ingmar Bergman.
Publicado em 11/09/2012 às 6:00
'Primavera de Bons Filmes’ é o nome da nova mostra do projeto CineSesc, que exibe gratuitamente filmes de arte no Sesc Centro de João Pessoa.
Entre as produções, obras como Stroszek (1977), dirigido por Werner Herzog, As Baleias de Agosto (1987), de Lindsay Anderson, Muito Mais que um Crime (1989), de Costa-Gravas e O Espantalho (1973), realizado por Jerry Schatzberg.
Nesta terça-feira, com sessões às 12h, 17h e 19h, será exibido o clássico O Sétimo Selo (1956), dirigido pelo cineasta sueco Ingmar Bergman.
Em plena Idade Média, o longa-metragem mostra um cavaleiro (Max Von Sydow) que retorna das Cruzadas com sua fé em Deus abalada, encontrando o país ‘morrendo’, devastado pela peste negra. A Morte (antologicamente personificada pelo ator Bengt Ekerot) surge para ceifar a sua vida. Para ganhar mais tempo, o guerreiro a convida para um jogo de xadrez que resultará no seu destino.
Grande fã dos filmes de Akira Kurosawa, Bergman se inspirou na produção do diretor japonês para realizar sua obra mais conhecida.
Baseado em peça teatral do próprio cineasta, O Sétimo Selo é o primeiro de uma série de 10 filmes em que Von Sydow participou sob direção de Bergman e o 10º de 13 longas da filmografia do sueco em que o nome da atriz Bibi Andersson figurou no cartaz.
Comentários