CULTURA
'Western' paraibano, filme de Bressane abre mostra competitiva no Fest Aruanda
'Garoto', estrelado por Marjorie Estiano, foi rodado no Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras.
Publicado em 11/12/2015 às 8:50
Oficinas, debates e exibições inéditas e gratuitas marcam o segundo dia do 10º Fest Aruanda, em João Pessoa.
A Mostra Competitiva de Longa-metragem será aberta às 20h30, no Cinépolis, com exibição de Garoto, filme do veterano Júlio Bressane. Baseado na obra O Assassino Desinteressado Bill Harrigan, de Jorge Luis Borges, a trama envolve dois jovens (vividos por Marjorie Estiano e Gabriel Leone) que se vêem como parte de um assassinato e partem para uma fuga.
A ambientação no Lajedo de Pai Mateus, aqui na Paraíba, foi utilizada para criar uma atmosfera do Velho Oeste norte-americano, chegou a declarar o diretor, que não estará presente no festival.
Ao lado da produção carioca, concorre o documentário pernambucano Invólucro (2015), da cineasta paraibana Caroline Oliveira. Em sua primeira exibição pública, o filme documenta a relação de diferentes mulheres com seus corpos, como enxergam suas experiências sexuais e a figura do feminino.
"Nós chamamos de documentário por ser feito em cima de histórias de pessoas reais, mas há um propósito performático no enredo", explicou Caroline Oliveira.
A premissa do longa parte da vivência da própria diretora quando passou por mudanças físicas pós-gravidez, repensando, então, os padrões impostos pela sociedade e a autocobrança da mulher. "O filme parte de um olhar reflexivo, um ensaio sobre meu corpo como mãe e a relação ao corpo de mulheres que optaram por não ter filhos".
Assim como o filme de Bressane, Invólucro foi rodado na Paraíba, mas não por completo. Baía Formosa, Niterói e Londres foram cenários utilizados. O documentário será exibido às 21h15.
HOMENAGEM
Antes das exibições, o cineasta Torquato Joel recebe o Troféu Aruanda pelo Conjunto da Obra e Contribuição ao Curta-Metragem Paraibano e Brasileiro. "Meu trabalho tem dois caminhos: o de ações de audiovisual no interior e a minha obra cinematográfica. É impactante receber este reconhecimento pelo meu trabalho”.
A homenagem acontece às 19h30, logo após o lançamento do livro Jornal de Cinema, de Vladimir Carvalho.
Bem antes, às 9h30, no Hotel Bessa Beach, a programação do Fest Aruanda começa com um debate sobre Chatô - O Rei do Brasil. Participam da mesa o diretor do filme, Guilherme Fontes, o escritor Fernando Morais, autor da biografia homônima, e o ator Marco Ricca. Dentre os debatedores estão o ator Lima Duarte e o documentarista paraibano Vladimir Carvalho.
O Fest Aruanda segue até a próxima quarta-feira. A programação completa pode ser vista no site oficial.
Comentários