icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Frei Damião também pode virar santo

Há mais de dez anos a Igreja Católica abriu o processo de beatificação e canonização para transformar em santo Frei Damião.

Publicado em 26/08/2012 às 8:00

Outro religioso que deixou muitos fiéis na Paraíba e que há mais de dez anos a Igreja Católica abriu o processo de beatificação e canonização para transformar em santo foi Frei Damião.

Apesar de nascido na Itália, o missionário se tornou conhecido no Nordeste na década de 1930, através das missões empreendidas pela região com o intuito de ajudar e aliviar o sofrimento do povo. Na Paraíba, há vários prédios ou monumentos que homenageiam o Frei.

Em João Pessoa, uma maternidade pública leva o nome dele e, em Guarabira (no Agreste), um memorial é dedicado ao frei. Foi esta última, inclusive, a última cidade por onde o frei passou em missão, antes de falecer em 31 de maio de 1997.

Por conta disso, o memorial recebe romeiros de todas as regiões do Nordeste e realiza, todos os anos, festividades para lembrar a vida do missionário. Segundo o monsenhor José Nicodemos, atual dirigente da Paróquia Alagoa Grande e uma das autoridades eclesiásticas envolvidas no processo de beatificação do Frei Damião, toda a documentação contendo depoimentos e testemunhas de curas e milagres realizados foi enviada em julho último para a Congregação para Causa dos Santos, em Roma.

É lá, no continente europeu, onde Frei Damião nasceu, que as autoridades irão decidir se ele será ou não beatificado e canonizado. “Vai caber ao Vaticano a responsabilidade de dar prosseguimento às demais etapas para concluir o processo”, disse Nicodemos.

No entanto, independentemente da decisão do Vaticano, para muitos católicos, Frei Damião já é santo. “Tenho certeza que quem curou meu filho foi Deus, mas Frei Damião foi o instrumento usado por ele. Para mim, ele é um operador de milagre”, revelou Solange Medeiros, que há 17 anos contou ter o filho – com diagnóstico de má formação do cérebro – curado pelo Frei Damião.

Atualmente, o corpo do missionário está enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix, no bairro do Pina, em Recife.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp