VIDA URBANA
MP confirma existência de vacinas vencidas em PSF da Capital
Ministério Público atesta veracidade de denúncia no PSF do Treze de Maio. Secretária de Saúde diz que responsáveis serão punidos e Unidades de Saúde passam por vistoria.
Publicado em 16/04/2010 às 18:03
Phelipe Caldas
O promotor do Cidadão Glauberto Bezerra confirmou na tarde desta sexta-feira (16) que foram encontrados em uso, no Posto de Saúde da Família do Treze de Maio, lotes vencidos da vacina rotavírus. A denúncia tinha sido feita por uma farmacêutica que vacinou ontem o seu filho de apenas um ano de idade e, ao inspecionar o local, o Ministério Público atestou a veracidade do problema.
O Ministério Público avisou a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) que foi até o local e interditou o local de imunização. Além disso abriu inquérito civil para investigar o caso. Glauberto disse que o objetivo principal das investigações é identificar os responsáveis e saber por que os funcionários do setor de saúde da Prefeitura de João Pessoa não identificaram a data vencida nas ampolas da vacina.
Os culpados, segundo o promotor, serão indiciados civil, penal e administrativamente. “É um caso grave, que coloca em risco a vida das crianças que buscam atendimento de saúde no município”, destaca, explicando que o lote irregular encontrado tinha vencido em março.
Ele destacou também que os lotes vencidos já foram apreendidos pelas equipes do Ministério Público para serem analisadas, e que o próximo passo é inspecionar todos os outros postos de vacinação da cidade. “A gravidade da situação exige isto”, resumiu.
O Ministério Público vai também convocar a secretária de Saúde da Prefeitura, Roseana Meira, e os demais funcionários do posto para prestarem esclarecimentos. Documentos sobre o envio e recebimento da vacina também serão requisitados.
Outro passo, segundo Glauberto, será tentar descobrir se outras crianças foram vacinas com o produto vencido, para que os possíveis novos casos também sejam incluídos no inquérito. “Os envolvidos responderam por dano ao menos e poderão ser denunciados por improbidade”, completou.
Resposta
A Secretária Municipal de Saúde, Roseana Meira, instaurou uma comissão para apurar a responsabilidade e determinar o afastamento dos servidores envolvidos no caso das vacinas vencidas contra o Rotavírus encontradas em uma unidade de saúde da Capital.
"As Unidades de Saúde do município de João Pessoa passam por vistoria minuciosa e todos os cuidados estão sendo tomados para que o fato não se repita em nenhuma das Unidades de Saúde da Capital", garantiu nota da assessoria da secretaria.
Comentários