icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Municípios do Cariri perfuram poços para enfrentar estiagem

Perfuração de poços tem sido a alternativa encontrada por prefeitos do Cariri do estado,  para garantir o abastecimento da população.

Publicado em 15/07/2015 às 6:00

A perfuração de poços artesianos tem sido uma das poucas alternativas encontradas pelas prefeituras da região do Cariri na Paraíba para enfrentar a crise hídrica já que o principal reservatório da região, o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, e outros mananciais estão com baixo volume de água. Os prefeitos da região se reuniram ontem de manhã para discutir um novo pacto de desenvolvimento e o problema do abastecimento foi um dos temas principais do evento promovido pelo Sebrae, no Centro de Convenções do Hotel Garden, em Campina Grande.

Em Monteiro, a Prefeitura já perfurou 70 poços artesianos nos últimos três anos e nas últimas semanas foi obrigada a instalar 20 poços na zona urbana para garantir o abastecimento da população. “Estamos iniciando a implantação de cinco dessalinizadores na zona rural e outros três na zona urbana. Já estamos no caos, porque nem mais racionamento temos. O açude de Poções, que nos servia, está praticamente seco”, explica a prefeita Edna Henrique.

Em Pocinhos, a perfuração de poços também tem sido a alternativa encontrada pela Prefeitura para garantir o abastecimento da população, já que a distribuição de água em carros-pipa tem sido insuficiente e está perto de se esgotar, pois as fontes de captação, no vizinho município de Areia estão terminando.
Até mesmo no município de Boqueirão, que possui o maior reservatório da região, a seca forçou a Prefeitura a investir na perfuração de 57 poços nos últimos anos, principalmente para atender a população da zona rural e na tentativa também de garantir a continuidade de várias plantações que antes eram irrigadas com água captada diretamente no manancial.

O prefeito de São José dos Cordeiros e presidente da Associação dos Municípios do Cariri Paraibano (Amcap), Fernando Queiroz, explica que a perfuração de poços tem sido a saída das prefeituras para conseguir o abastecimento da população. “Já perfuramos 40 poços e 200 cacimbões no leito do rio, mas também estamos investindo em barragens subterrâneas e já temos cinco prontas”, finalizou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp