icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

TRE vai solicitar tropas para eleições em Patos

Pedido de tropas federais para o município de Patos foi feito pelos juízes Luzivando Pessoa Pinto e Henrique Jorge Jácome de Figueiredo.

Publicado em 03/10/2012 às 6:00


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deferiu ontem, em sessão administrativa, o pedido dos juízes eleitorais Luzivando Pessoa Pinto e Henrique Jorge Jácome de Figueiredo, referendado pelos promotores eleitorais Fernando Cordeiro Sátiro Júnior e Edivane Saraiva de Souza, para atuação do Exército Brasileiro a fim de garantir o pleito eleitoral no município de Patos, no Sertão. Já o Tribunal Superior Eleitoral indeferiu o pedido de tropas federais para auxiliar na segurança nas eleições de Conde, no Litoral.

No caso de Patos, os juízes e promotores eleitorais daquela cidade alegaram, no ofício encaminhado ao TRE, o clima de acirramento político-partidário. No município, concorrem ao pleito de prefeito Dinaldo Filho (DEM), Francisca Mota (PMDB) e Silvano Morais (PSOL). O pedido deferido pelo TRE segue para o TSE, que deverá apreciá-lo na sessão de amanhã.

CONDE
Na sessão de ontem à noite em Brasília, o TSE indeferiu por 6 a 0 pedido encaminhado pelo TRE-PB solicitando tropas federais para o Conde. Os ministros acompanharam o voto da relatora, ministra Luciana Lóssio, a qual alegou que o governador Ricardo Coutinho tinha informado que vai reforçar o efetivo policial e garantir a segurança do pleito naquela cidade. Diante disto, ela não vê necessidade de convocar o Exército.

O pedido tinha partido do juiz da Zona Eleitoral, Helder Ronald Rocha de Almeida, que apontou dificuldades para cumprimento das decisões judiciais eleitorais, acentuado clima de acirramento político-partidário, e considerou, ainda, a realização da operação policial denominada “Pão e Circo”, envolvendo políticos da região.

Em relação à solicitação de tropas federais para o município de Alhandra, o pedido não entrou em pauta porque a ministra-relatora Nancy Andrighi não participou da sessão.

Até agora, o TSE só autorizou a presença do Exército para auxiliar na segurança em Campina Grande no dia da eleição.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp