POLÍTICA
TRE vai solicitar tropas para eleições em Patos
Pedido de tropas federais para o município de Patos foi feito pelos juízes Luzivando Pessoa Pinto e Henrique Jorge Jácome de Figueiredo.
Publicado em 03/10/2012 às 6:00
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deferiu ontem, em sessão administrativa, o pedido dos juízes eleitorais Luzivando Pessoa Pinto e Henrique Jorge Jácome de Figueiredo, referendado pelos promotores eleitorais Fernando Cordeiro Sátiro Júnior e Edivane Saraiva de Souza, para atuação do Exército Brasileiro a fim de garantir o pleito eleitoral no município de Patos, no Sertão. Já o Tribunal Superior Eleitoral indeferiu o pedido de tropas federais para auxiliar na segurança nas eleições de Conde, no Litoral.
No caso de Patos, os juízes e promotores eleitorais daquela cidade alegaram, no ofício encaminhado ao TRE, o clima de acirramento político-partidário. No município, concorrem ao pleito de prefeito Dinaldo Filho (DEM), Francisca Mota (PMDB) e Silvano Morais (PSOL). O pedido deferido pelo TRE segue para o TSE, que deverá apreciá-lo na sessão de amanhã.
CONDE
Na sessão de ontem à noite em Brasília, o TSE indeferiu por 6 a 0 pedido encaminhado pelo TRE-PB solicitando tropas federais para o Conde. Os ministros acompanharam o voto da relatora, ministra Luciana Lóssio, a qual alegou que o governador Ricardo Coutinho tinha informado que vai reforçar o efetivo policial e garantir a segurança do pleito naquela cidade. Diante disto, ela não vê necessidade de convocar o Exército.
O pedido tinha partido do juiz da Zona Eleitoral, Helder Ronald Rocha de Almeida, que apontou dificuldades para cumprimento das decisões judiciais eleitorais, acentuado clima de acirramento político-partidário, e considerou, ainda, a realização da operação policial denominada “Pão e Circo”, envolvendo políticos da região.
Em relação à solicitação de tropas federais para o município de Alhandra, o pedido não entrou em pauta porque a ministra-relatora Nancy Andrighi não participou da sessão.
Até agora, o TSE só autorizou a presença do Exército para auxiliar na segurança em Campina Grande no dia da eleição.
Comentários