COTIDIANO
Polícia investiga vídeo que mostra criança fumando maconha; assista
Imagens feitas em celular são chocantes e segundo depoimento do chefe do tráfico em Cabedelo teria sido gravado na Praia do Poço. Vídeo será periciado pelo IPC. Assista.
Publicado em 01/09/2010 às 12:00
Karoline Zilah
Um vídeo encontrado em um celular apreendido nesta quarta-feira (1) durante uma operação no conjunto Renascer, em Cabedelo, contém cenas fortes de uma criança fumando cigarro semelhante a maconha.
As imagens chegaram à imprensa e estão sendo investigadas pelo Serviço de Inteligência do 5º Batalhão da Polícia Militar e pela delegacia de Roubos e Furtos, órgãos responsáveis pela operação. (Assista ao lado).
De acordo com o tenente Ednaldo, comandante do Serviço de Inteligência, o vídeo estava no celular do adolescente A.T., mais conhecido como 'Chapola', acusado de chefiar o tráfico de drogas e ordenar execuções no Renascer.
Detido na Central de Polícia para prestar depoimento, o traficante teria assumido que o celular pertence a ele e que vídeo teria sido gravado na praia do Poço, em Cabedelo. As pessoas que aparecem nas imagens colocando o cigarro na mão da criança não teriam sido identificadas pelo acusado.
Entre os moradores da comunidade, comenta-se que o vídeo teria sido gravado em Recife por parentes de uma moradora local, mas a versão foi desmentida por Chapola.
Em princípio, o vídeo seria um arquivo sigiloso a ser investigado pelas Polícias Militar e Civil. O tenente Ednaldo confirmou que as imagens serão encaminhadas para o Instituto de Polícia Científica (IPC), para que a veracidade e a procedência do conteúdo sejam analisadas.
O acusado de tráfico, Chapola (foto), também será levado para exames no IPC. É que ainda há dúvidas com relação à idade dele, que diz ser menor de idade. Contudo, segundo parentes e os agentes de investigação, ele teria 19 anos e já poderia responder criminalmente pelas denúncias.
A polícia suspeita que a facção criminosa comandada pelo adolescente seja responsável por pelo menos 15 homicídios. Eles também estariam envolvidos em um tiroteio com a Polícia Militar ocorrido em agosto, quando o Corpo de Bombeiros tentou entrar no Renascer III para controlar um incêndio.
Ele e os dois jovens presos hoje foram autuados em flagrante por formação de quadrilha e porte ilegal de armas. As demais acusações contra ele serão apuradas pela delegacia de Roubos e Furtos.
Comentários