CULTURA
Mistério no 'EstaCine'
Neste sábado (1º) o projeto EstaCine abre uma mostra dedicada às adaptações da escritora Agatha Christie.
Publicado em 01/02/2014 às 6:00
Na literatura mundial, o detetive Hercule Poirot é um dos mais famosos personagens do gênero policial. O personagem povoa a maioria dos romances de sua criadora, a britânica Agatha Christie (1890-1976) e, por consequência, é materializado em várias versões cinematográficas baseado na obra da escritora.
Neste sábado, o projeto EstaCine abre uma mostra dedicada às adaptações de Christie. Em todos os finais de semana de fevereiro, longas-metragens serão exibidos gratuitamente no Auditório 1 da Estação das Artes (prédio anexo da Estação Cabo Branco), no Altiplano, em João Pessoa, sempre às 16h.
O primeiro filme apresentado na mostra é Morte Sobre o Nilo (1978), dirigido por John Guillermin, cineasta responsável pelo filme-catástrofe Inferno na Torre e a versão do King Kong de 1976.
Como todo bom suspense de Agatha Christie, o filme começa com um misterioso assassinato: em um cruzeiro pelo Nilo, uma passageira, herdeira de uma grande fortuna, é encontrada morta. Por coincidência, quase todos a bordo do navio teriam um motivo para querer a sua morte. Hercule Poirot entra em cena para fazer as investigações durante a viagem naval. O que não impede de acontecer novas mortes com o objetivo de encobrir a verdade ao detetive.
No longa, quem vive o protagonista é sir Peter Ustinov (1921-2004), que foi indicado ao Oscar pelo papel do imperador romano Nero em Quo Vadis (1951) e ganhou a estatueta dourada duas vezes como coadjuvante: como o diretor de uma escola de gladiadores em Spartacus (1960) e pelo policial Topkapi (1964).
Morte Sobre o Nilo ainda apresenta no seu elenco Mia Farrow (O Bebê de Rosemary) e Bette Davis (A Malvada).
Publicado originalmente em 1037, o romance policial foi lançado no Brasil em várias editoras com o título Morte no Nilo ou O Barco da Morte.
Os filmes baseados na ‘Rainha do crime’ que passarão na mostra são Assassinato no Expresso Oriente (dia 8), O Caso dos Dez Negrinhos (dia 15) e Cem Gramas de Centeio (dia 22).
Comentários