icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Sinfônica Jovem executa peças inéditas nesta quinta na Capital

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) será realizado nesta quinta-feira (9), às 21h, no Cine-Teatro Bangüê, em João Pessoa. Serão interpretadas três peças inéditas na Paraíba.

Publicado em 09/06/2011 às 12:00

Audaci Junior
Do Jornal da Paraíba

Dando continuidade à nova temporada, o segundo concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) será realizado nesta quinta-feira (9), às 21h, no Cine-Teatro Bangüê, em João Pessoa. Sob a regência do maestro titular Luiz Carlos Durier, serão interpretadas pela sinfônica quatro peças clássicas, sendo três de execução inédita na Paraíba.

Confira mais opções de lazer na Agenda Cultural

O evento será iniciado com a solene ‘Abertura Helios, Op. 17’, do dinamarquês Carl August Nielsen (1865-1931), seguido do erudito nordestino através do oboé e cordas de ‘Concertino’, composta meio século atrás pelo gaúcho Breno Blauth (1931-1993). Para se juntar à OSJPB, o solista convidado é o oboísta Alisson Azevedo, natural de Catolé do Rocha, ‘dando voz’ ao som nasalado do peculiar instrumento de sopro.

No segundo momento da apresentação, a sinfônica tocará ‘Suíte Americana, Op. 98b’, de criação do tcheco Antonín Dvorak (1841-1904), uma mistura das influências norte-americanas com as origens do autor.

Para finalizar, a OSJPB apresenta uma outra junção: ‘Sítio do Pica-Pau Esotérico’, que une as canções ‘Esotérico’ e a música-tema do clássico televisivo baseado na obra de Monteiro Lobato (1882-1948), ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, ambas compostas pelo baiano Gilberto Gil. A peça foi composta em 1994 por Dimitri Cervo a pedido da Escola de Música da UFBA para concertos em homenagem ao cantor e compositor realizados em Salvador.

Nordeste na Europa

Solista especialmente convidado para o evento, Alisson Azevedo começou seus estudos na música através do canto em coral, flauta doce e solfejo. Depois de estudar violino por dois anos, abandonou o instrumento quando conheceu o aboé, uma espécie de flauta com palheta dupla, popularizada no Século 17 por autores como Vivaldi (1678-1741), Bach (1685-1750), Händel (1685-1759) e Mozart (1756-1791).

Já realizou várias turnês pela Europa, levando as músicas de raiz nordestina pela Espanha. Munido de seu aboé, foi solista também da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa e da OSPB.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp