CULTURA
Sinfônica Jovem executa peças inéditas nesta quinta na Capital
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) será realizado nesta quinta-feira (9), às 21h, no Cine-Teatro Bangüê, em João Pessoa. Serão interpretadas três peças inéditas na Paraíba.
Publicado em 09/06/2011 às 12:00
Audaci Junior
Do Jornal da Paraíba
Dando continuidade à nova temporada, o segundo concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) será realizado nesta quinta-feira (9), às 21h, no Cine-Teatro Bangüê, em João Pessoa. Sob a regência do maestro titular Luiz Carlos Durier, serão interpretadas pela sinfônica quatro peças clássicas, sendo três de execução inédita na Paraíba.
Confira mais opções de lazer na Agenda Cultural
O evento será iniciado com a solene ‘Abertura Helios, Op. 17’, do dinamarquês Carl August Nielsen (1865-1931), seguido do erudito nordestino através do oboé e cordas de ‘Concertino’, composta meio século atrás pelo gaúcho Breno Blauth (1931-1993). Para se juntar à OSJPB, o solista convidado é o oboísta Alisson Azevedo, natural de Catolé do Rocha, ‘dando voz’ ao som nasalado do peculiar instrumento de sopro.
No segundo momento da apresentação, a sinfônica tocará ‘Suíte Americana, Op. 98b’, de criação do tcheco Antonín Dvorak (1841-1904), uma mistura das influências norte-americanas com as origens do autor.
Para finalizar, a OSJPB apresenta uma outra junção: ‘Sítio do Pica-Pau Esotérico’, que une as canções ‘Esotérico’ e a música-tema do clássico televisivo baseado na obra de Monteiro Lobato (1882-1948), ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, ambas compostas pelo baiano Gilberto Gil. A peça foi composta em 1994 por Dimitri Cervo a pedido da Escola de Música da UFBA para concertos em homenagem ao cantor e compositor realizados em Salvador.
Nordeste na Europa
Solista especialmente convidado para o evento, Alisson Azevedo começou seus estudos na música através do canto em coral, flauta doce e solfejo. Depois de estudar violino por dois anos, abandonou o instrumento quando conheceu o aboé, uma espécie de flauta com palheta dupla, popularizada no Século 17 por autores como Vivaldi (1678-1741), Bach (1685-1750), Händel (1685-1759) e Mozart (1756-1791).
Já realizou várias turnês pela Europa, levando as músicas de raiz nordestina pela Espanha. Munido de seu aboé, foi solista também da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa e da OSPB.
Comentários