icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Vagões de trem descarrilham e quase atingem casas em Sousa

Dois últimos vagões do trem saíram dos trilhos e tombaram próximo a residências. Trem estava carregado com brita que seria transportada para a recuperação de canais que distribuem água.

Publicado em 04/03/2009 às 6:52

George Wagner

Dois vagões de um trem da Ferrovia Transnordestina descarrilaram na terça-feira (3) no bairro da Estação, em Sousa, no Sertão paraibano (veja fotos abaixo). Os vagões estavam carregados com 60 toneladas de brita que eram transportados com destino ao projeto Várzeas de Sousa para a recuperação de placas dos canais que distribuem água para os municípios de Sousa e Aparecida.

Moradores da região afirmaram que ouviram um forte barulho vindo dos últimos dois compartimentos do trem, que tinha acabado de sair da estação ferroviária. O penúltimo vagão saiu dos trilhos e se desprendeu, ocasionando o descarrilamento.

O último vagão ficou a menos de um metro de uma residência que no momento era ocupada por uma criança que estava dormindo sob os cuidados de uma vizinha. Segundo informações repassadas por funcionários da estação ferroviária, o acidente teria ocorrido em virtude das fortes chuvas nos últimos dias que enfraqueceram as linhas de madeira que ficam instaladas sob os trilhos de ferro.

A madeira teria cedido com a umidade o que gerou o acidente com os últimos dois vagões do trem que conduzia na oportunidade quatorze compartimentos e integra a Ferrovia Transnordestina que passa pelos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Maranhão, com pontos de parada nas cidades de Sousa, Recife, Fortaleza e São Luiz, sempre transportando óleo, álcool e outros produtos entre os estados nordestinos.

Peritos que trabalham na ferrovia foram a Sousa para realizarem vistoria no local do acidente. A previsão é que guindastes de Fortaleza cheguem ao Sertão até o final da semana para os dois vagões possam ser removidos. Juntos, eles medem quase 40 metros.

Moradores do bairro ficaram bastante preocupados, uma vez que por pouco residências não foram atingidas pelo descarrilamento dos vagões. A associação de moradores do bairro já sinalizou para a realização de uma campanha de coleta de assinaturas para cobrar do Governo Federal manutenção mais frequente nos trilhos da Transnordestina em Sousa.

A Transnordestina é uma ferrovia que passa pelos nove estados do Nordeste, desde o Maranhão até a Bahia, interligando os polos de produção agrícola, mineral e industrial da região.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp