CULTURA
Paraíba1 mostra bastidores da Paixão de Cristo 2011 em JP; confira
Paraíba1 acompanhou o ensaio de "O Divino Calvário", aproveitou para conversar com os atores e ainda ver como são os bastidores. Espetáculo é encenado nesta sexta (24) na Capital.
Publicado em 21/04/2011 às 14:30
Inaê Teles
A reportagem do Paraíba1 acompanhou o ensaio da quarta-feira (20) de 'O Divino Calvário, título da Paixão de Cristo 2011, promovido pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), e aproveitou para dar uma olhada nos bastidores. Confira o que rolou por trás das cortinas.
Nossa primeira parada foi no camarim. Lá estava uma correira. O ator Rafael Paiva (foto), por exemplo, interpreta três personagens (brincante, demônio e soldado). Vimos o ator vestindo o figurino de soldado e foi uma verdadeira luta. "Esse figurino é um pouco difícil de ser vestido, mas o do demônio é só uma pintura corporal com base de argila", contou Rafael.
Ele atua há dez anos e já participou de três montagens da Paixão de Cristo. "O maior desafio dessa é representar o demônio, que exige, além do trabalho de ator, um grande trabalho físico, porque três mulheres ficam penduradas no meu corpo", revelou.
Nesta montagem quatro atrizes interpretam Maria. Três delas (Ingrid Castro, Itamira Barbosa e Cecília Patrícia) entram em cena com falas e gestos iguais, como aquela brincadeira do espelho. Elas revelaram que o grande desafio é passar a ideia para o público que todas elas são a mesma pessoa. Quem dá vida a quarta Maria é a atriz Melânia Silveira.
Ainda pelos bastidores, o Paraíba1 deu de cara com duas figurinhas bem divertidas. Pedro, de 11 anos, e Luana, de 14 anos (foto). Eles são de uma família circense e atuam desde o dia que nasceram. Eles fazem parte da trupe Los Iranzi. "Não consigo ficar um dia sem fazer teatro. Fico triste quando não tem ensaio", revelou a mocinha.
Essa galerinha já sabe andar de perna de pau, fazer pirofagia, malabarismo e ainda atuar como palhaços. Na primeira parte do espetáculo, a dupla canta e dança como colombina e pierrot.
O rei Herodes é interpretado pelo ator Antônio Odécio (foto), que contou um pouco da sua atuação. "É um personagem magnífico! O rei é irônico, hipócrita, gosta de farrar, ri muito e é sarcástico", contou. O ator ainda garantiu que o público vai poder poder rir com o personagem e ainda ter "um pouquinho de raiva" de Herodes. Antônio é ator há 13 anos e trabalha com clown (palhaço). Esta é sua segunda participação na Paixão de Cristo.
Já o Jesus Cristo é interpretado pelo ator Walmar Pessoa (foto), que tem bastante experiência como esse personagem, já que esta é a quarta vez que ele atua como o próprio. Mas segundo Walmar, cada espetáculo é uma experiência diferente. "Esse Jesus, por exemplo, é menos desarmado e mais humano". Ele nos revelou ainda que a cena mais difícil, tecnicamente, é a da crucificação. Sobre o espetáculo, Walmar afirmou ser suspeito para falar, mas disse que a montagem "está muito bonita".
Para esta sexta-feira (24) o Paraíba1 preparou uma matéria especial sobre o espetáculo em si. A reportagem acompanhou o ensaio, tirou fotos e vai contar para os leitores o que eles vão poder conferir na encenação de "O Divino Calvário".
Quem assina a direção da montagem é Macos Pinto. A assistência de direção é de Walter Olivério.
Serviço
Paixão de Cristo
O Divino Calvário
De sexta-feira (22) a domingo (24)
Local: Praça do Povo - Espaço Cultural - Tambauzinho - João Pessoa
Hora: 19h e 21h
Preço: Entrada franca
Comentários