VIDA URBANA
Vacinação contra pólio é prorrogada
Apesar de ainda não ter atingido a meta de imunização estabelecida, a Paraíba está no segundo lugar no ranking de cobertura, diz SES.
Publicado em 01/09/2015 às 6:00
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, que terminaria ontem, foi prorrogada até o próximo dia 10, na Paraíba, para atingir a meta de imunizar 95% do público-alvo, que são 261.141 crianças de seis meses a menores de cinco anos. Até o momento, 205.215 crianças dessa faixa etária foram vacinadas. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que garantiu que todas as unidades de saúde dos 223 municípios paraibanos estão abastecidas com as vacinas.
Segundo o órgão, que afirmou que o Estado tem autonomia para estender o período de vacinação, o número de crianças imunizadas corresponde a 78,2% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e que o quantitativo supera a meta do país, que atualmente é de 68,05%.
De acordo com a enfermeira do Núcleo de Imunização da SES, Márcia Queiroga, apesar de ainda não ter atingido a meta de imunização estabelecida, a Paraíba está no segundo lugar no ranking de cobertura vacinal nacional, ficando atrás apenas do Estado de Santa Catarina, que já alcançou 80,2% de cobertura vacinal.
Márcia Queiroga lembrou que a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação também foi prorrogada. A vacina contra a pólio é aplicada via oral de forma rápida, segura e indolor. A criança toma apenas duas gotas, que corresponde a uma dose. No Brasil, a vacina é dada rotineiramente nos postos da rede municipal e durante as campanhas nacionais.
Comentários