ECONOMIA
Expotec traz maratona de 'hacker' para João Pessoa
Evento que começa hoje no Centro de Convenções, em João Pessoa, também terá espaço para palestras, workshops e encontros.
Publicado em 27/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 08/02/2024 às 18:52
Uma maratona com pessoas que se dedicam a entender sistemas, dispositivos, programas e redes, a Hackathon, será promovida pelo Google I/O Extended Hackathon Br na Expotec 2015, que começa hoje em João Pessoa. Vários hackers se reunirão divididos em grupos de até cinco pessoas, com o objetivo de desvendar dados e sistemas lógicos, para concluir um desafio. Na Expotec, o desafio final dessas equipes é apresentar um aplicativo para uma das duas categorias: Android Wear ou Chromecast.
Segundo o coordenador da Google Developers Group em João Pessoa (GDG-JP), Ricardo Cavalcante, este hackathon estará ocorrendo em todo o Brasil, entre os GDGs de cada Estado, e as equipes da Paraíba vão competir com desenvolvedores de vários estados. “A iniciativa incentiva os desenvolvedores a criarem aplicativos úteis no cotidiano das pessoas. Este é um evento disputado que exige um conhecimento específico do competidor”, ressaltou.
As equipes deverão se apresentar no espaço de Desenvolvimento da Expotec no sábado, às 9h, para conhecer as características do aplicativo de cada categoria. A maratona terá encerramento no mesmo dia, às 19h.
Outro idealizador da maratona, Jacques Belmont, destacou a importância do evento para que os competidores obtenham mais conhecimento. “A Hackathons tem um formato de evento para a compreensão da plataforma em grande profundidade, porque você terá tempo reservado o suficiente para desenvolver códigos enquanto ainda pode ter ajuda”, explicou.
A Hackathon terá uma sala reservada aos quatro grupos já inscritos, mas um grupo que estiver presente dentro do horário e que desejar se inscrever, também poderá participar. A equipe vencedora da categoria Android Wear ganhará um Smart Watch mais um livro específico para agregar conhecimento à equipe. Já para o chromecast, haverá um dispositivo Chromecast.
Cada programador que estiver inscrito deverá levar o material a ser utilizado durante a maratona, como notebook, tablet e celular. A interação com o público só acontecerá às 17h30, quando as equipes e o que estão desenvolvendo, antes que os competidores sejam isolados novamente para concluir seus aplicativos.
Além da capital paraibana, a maratona ocorre simultaneamente com GDGs de Natal, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Jaraguá do Sul, Alto Tietê, Juiz de Fora, Francisco Beltrão, Belém, Florianópolis, Aracaju e Maceió.
EXPOTEC E ANID
A abertura da Expotec, Feira de Tecnologias da Informação e Comunicação, será hoje, a partir das 13h30, no Centro de Convenções de João Pessoa. O local irá abrigar mais de 80 expositores durante os quatro dias do evento, que termina na noite de sábado. A feira irá reunir atividades nas áreas de Software Livre, games, robótica, desenvolvimento de software e inclusão digital e mídias alternativas.
Além dos estandes de expositores (entre empresas, instituições e representantes da sociedade civil), a feira também contará com uma área de conexão rápida de internet, com 10 Giga de velocidade, e uma praça de alimentação. Todo o espaço da Expotec será aberto ao público.
Também estará acontecendo, durante a feira, o 8º Encontro da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), um congresso com palestras, oficinas e competições. As palestras serão realizadas em seis salas reservadas para o evento, das 9h até as 18h. As palestras principais, os 'keynotes', serão feitas às 13h30 e às 18h, no auditório principal. Nesses horários não acontecerão outras atividades.
PMJP
A Prefeitura Municipal de João Pessoa também participa do evento a partir de hoje, onde apresentará seus projetos na área de robótica, inclusão digital, além do Portal da Transparência e experiências na área de e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão).
O secretário da Transparência Pública (Setransp), Éder Dantas, explicou que a cidade tem potencial para se tornar uma cidade referência em tecnologia. “João Pessoa poderá se projetar como referência na área de tecnologia, estimular e permitir que os profissionais se atualizem sobre o desenvolvimento de tecnologias digitais”, ressaltou.
A Expotec 2015 vai trazer ainda o diretor executivo da Linux International, Jon Maddog Hall, o criador da Free Software Foundation, Richard Matthew Stallman. (Especial para o Jornal da Paraíba)
Comentários