ECONOMIA
Paraíba tem quinto melhor saldo de empregos, diz pesquisa do Caged
Com a geração de 189 vagas, Estado escapa de saldo negativo de postos em janeiro com expansão do setor de serviços.
Publicado em 27/02/2016 às 8:00
Após registrar forte recuo de postos de trabalho no ano passado, a Paraíba voltou a registrar saldo positivo de empregos. Em janeiro, o saldo foi de 189 postos de trabalhos. O Estado foi o único do Nordeste e o quinto do país a apresentar desempenho positivo. Além da Paraíba, somente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e o Paraná não tiveram perdas no volume de vagas (veja o quadro).
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os setores que puxaram o resultado foram de serviços (957) e comércio (274). Na evolução da série histórica do Caged, foi o terceiro melhor saldo no mês de janeiro em 13 anos. Os melhores resultados da série haviam sido os meses de janeiro de 2014 (1.065) e janeiro de 2008 (318).
Os municípios da Paraíba que tiveram desempenhos relevantes foram Campina Grande, com um saldo de 781 empregos e Sapé, com 139 postos. Os setores de turismo, telemarketing, educação e as contratações do varejo foram os destaques do primeiro mês do ano.
O economista Rafael Bernardino afirmou que uma das possíveis explicações para o bom desempenho da Paraíba foi de que em janeiro muitos turistas vêm ao Estado, por isso segmentos de hotéis, bares e restaurantes contratam empregados temporários neste mês. “E a Paraíba está se destacando mais no cenário nacional do que alguns Estados que já não são vistos como novidades”.
NO PAÍS
No país, o mercado de trabalho começou o ano com o fechamento de 99,69 mil vagas formais. Já o Nordeste fechou janeiro com um saldo de -33.411 vagas de empregos com carteira assinada.
Quase todos os setores registraram queda do nível do emprego. O pior impacto se deu no comércio, com recuou de 69.750 postos. No setor de serviços, a baixa foi de 17.159 postos e na indústria de transformação, de 16.553.
Comentários