POLÍTICA
Veja metas dos 100 primeiros dias do governo de Cartaxo
Mutirão de cirurgias para diminuir as filas na Saúde está entre as metas a ser alcançadas por Luciano.
Publicado em 02/01/2013 às 15:40
Um mutirão de cirurgias para diminuir as filas existentes na Saúde municipal, essa foi uma das metas anunciadas pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT) após empossar os secretários de sua gestão para os primeiros 100 dias de governo. Cartaxo também garantiu a entrega de casas e ações de melhoria na mobilidade urbana da capital já nos primeiros meses de mandato.
Os anúncios feitos por Luciano Cartaxo são de promessas de campanhas. Mas outros, como ele enfatizou, surgiram de demandas constatadas durante a transição de governo, como a modernização dos sistema municipal de saúde. Nesse ponto é onde se encaixa realização do mutirão de cirurgias.
“Vamos formar já a partir de agora uma equipe de médicos e colocá-los em regime de trabalho de mutirão para fazer com que a gente possa principalmente nos finais de semana e no período da noite atender as pessoas que estão na fila de espera para os procedimentos cirúrgicos”, explicou o prefeito.
De acordo com Cartaxo, no mutirão serão levados em conta principalmente as cirurgias ortopédicas e gerais. “Existe uma lista de aproximadamente 1.500 cirurgias, a gente precisa acelerar esse processo e ao mesmo tempo equipar a rede hospitalar para que isso não volte a acontecer”, afirmou.
Ainda no campo da saúde, o prefeito disse que vai contratar nesse início de governo 26 médicos. Essas contratações servirão para ocupar as vagas abertas que existem em unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). “Nós temos hoje em João Pessoa essa média de PSFs sem médico e nós vamos buscar resolver essa questão”, declarou. Cartaxo ressaltou também que nos primeiros 100 de governo vai iniciar a construção de duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Melhorias no trânsito
Modificações nas principais vias de João Pessoa vão fazer parte dos investimentos em mobilidade urbana para melhorar o tráfego. Essas alterações haviam sido prometidas durante a campanha eleitoral. “Vamos fazer a duplicação da Avenida Altiplano, a duplicação da Avenida Beira Rio e uma alteração no trânsito dos Bancários”, enfatizou.
1.000 casas em 100 dias
Durante a campanha eleitoral Luciano Cartaxo garantiu que vai construir 13 mil casas em João Pessoa durante os seus quatro anos de mandato. Na coletiva desta quarta-feira, o prefeito disse que vai entregar 1.000 unidades habitacionais. “Nós vamos concluir, elas começaram a ser construídas no governo do prefeito Luciano Agra e temos a perspectiva de fazer a entrega nos 100 primeiros dias de governo”, destacou.
Cartaxo disse ainda que será implantado na cidade um programa habitacional de casas para a população e também nestes primeiros meses de governo vai ser dado início a construção de mais 2.400 casas.
Reparos nas escolas e concurso público
Para os primeiros meses de governo, o petista garantiu que vai abrir um concurso público para o preenchimento de 1.000 vagas para professores, em escolas e creches, além de 300 servidores na Secretaria de Educação. Durante a gestão de Luciano Cartaxo, o petista garantiu a construção de 15 creches.
Ele explicou que durante o trabalho de transição de governo, foi verificado que algumas unidades educacionais do município precisam passar por reformas urgentes. “São 50 escolas que precisam de reparos. Vamos fazer isso para já no início das aulas possamos garantir um bom funcionamento desses locais”.
Outro anúncio de Cartaxo no campo da educação, foi a criação de um Centro de Línguas do município. De acordo com o prefeito, ele vai funcionar em três turnos e com o ensino de três idiomas: inglês, francês e espanhol.
Passe livre para estudantes
Outra promessa de campanha que Cartaxo garantiu que começará a ser viabilizada já nesses primeiros dias de governo é o passe livre para os estudantes no transporte coletivo municipal. "Proposta de campanha nossa e nós estamos reafirmando, vamos ter o passe livre para todos os estudantes de João Pessoa. Já agora nos 100 dias de governo vamos ver a viabilidade".
Comentários