VIDA URBANA
Cafuçus invadem as ruas hoje
Ilhas de frevo e 'difusora' animarão os cafuçus, que sairão em passeio pelo centro da cidade, a partir das 18h.
Publicado em 17/02/2012 às 6:30
Peças de roupas em tons fortes, de preferência com bastante brilho e vários adereços, compõem o visual de um autêntico Cafuçu. A irreverência de um dos blocos mais tradicionais do pré-Carnaval de João Pessoa invade hoje as ruas do Centro. Os cafuçus se concentram a partir das 18h nas praças Dom Adauto, Rio Branco e Ponto de Cem Réis, e a animação deve rolar sem hora certa para terminar.
A Avenida Visconde de Pelotas, que liga as três praças que servirão de ponto de apoio aos foliões, deve se transformar em uma grande passarela de criatividade e alegria para os irreverentes Cafuçus, prevê o presidente do Bloco do Cafuçu, o ator Buda Lira. Em todas elas serão instaladas ilhas de frevo para que os cerca de 60 mil foliões esperados para a noite possam circular entre uma e outra.
A Difusora Cafuçu vai ser instalada na Praça do Bispo. De lá, serão irradiadas para o Ponto de Cem Réis músicas dos antigos e novos carnavais, além das canções e recados românticos dos foliões. De lá os foliões descerão em um arrastão pelas ruas do Centro Histórico, previsto para sair à meia-noite das duas concentrações.
“Até do Ponto de Cem Réis será retirado o palco fixo, a fim de oferecer mais espaço para os foliões. Essas ilhas instaladas nas praças vão melhorar o fluxo de pessoas, abrilhantando ainda mais a festa, que é popular”, comenta o presidente.
É o segundo ano que o Cafuçu desfila sem integrar a Associação Folia de Rua. Graças ao rompimento, o presidente garante que foi obtido junto à Prefeitura de João Pessoa um apoio de 70% sobre os custos para a realização do evento. “Fazer parte de uma entidade que só procura o governo às vesperas do Carnaval, não provoca o debate para ampliar a dimensão cultural de nosso carnaval, é melhor se desvincular e realizar nosso trabalho de maneira autônoma”, justificou.
ORIGEM
O Cafuçu surgiu de uma brincadeira entre amigos – Adalice Costa (falecida), que era funcionária do Departamento de Arquitetura da UFPB, sua irmã, Ana Costa, além de William Pinheiro, Henrique Magalhães, Paulo Vieira, Torquato Joel, Buda Lira e Bertrand Lira. Parte desse grupo havia criado há dez anos uma ONG para desenvolver atividades culturais: o Grupo Artesanal.
Uma figura de destaque no bloco carnavalesco Cafuçu desde 2001 é a rainha 'hors-concours' Corrinha Mendes. Ela já é considerada uma marca registrada, com sua risada e alegria inigualáveis. De "cafuçubeleza" a "Mandonna", ela imprimiu ao bloco uma irreverência nunca imaginada, tornando-se uma das personagens mais populares da cidade.
Comentários