icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

MEL comemora com ressalvas decisão do STF; homofobia é o próximo passo

Presidente do Movimento do Espírito Lilás , Luciano Bezerra, comemorou com ressalvas a decisão do STF que reconheceu a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar.

Publicado em 06/05/2011 às 10:30

Inaê Teles
Com G1 e Secom-PB

O presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL) , Luciano Bezerra, comemorou com ressalvas a decisão do Supremo Tribunal Federal dessta quinta-feira (5) que reconheceu, por unanimidade, a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. De acordo com ele o próximo passo é a aprovação do Projeto de Lei Complementar 122/2006 que criminaliza a homofobia.

Dê sua opinião sobre o reconhecimento da união homoafetiva no euQfiz

“Vejo como um passo importante para conquista da cidadania plena da classe Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no país. Não é nada mais do que o reconhecimento da necessidade de fazer valer a constituição de 1988. Todos são iguais perante a lei, ninguém pode ser discriminado”, disse Luciano.

De acordo com o presidente do Mel, a união de homossexuais está privada de 126 direitos, mas com a decisão do STF alguns deles serão garantidos. “Nós somos cidadão e cidadãs. Pagamos impostos como os demais. Não queremos nada mais do que os direitos iguais”, afirmou.

Os ministros do Supremo entenderam que a união estável entre casais do mesmo sexo deve ser reconhecida como entidade familiar. Com isso, homossexuais podem ter os mesmos direitos previstos na lei 9.278/1996, a lei de união estável, que considera como entidade familiar “a convivência duradoura, pública e contínua”.

Veja quais são os direitos garantidos na lei 9.278/1996

Divisão da guarda e sustento dos filhos, possibilidade de pensão alimentícia, herança em caso de morte, partilha de bens em caso do fim da união e facilidades para conversão da união estável em casamento. A união estável tem o mesmo peso do casamento civil para efeitos de inclusão do companheiro em plano de saúde, por exemplo.

Saiba o que é a PCL 122/2006

O Projeto de Lei Complementar (PLC 122/2006), que criminaliza a prática de homofobia, voltou a tramitar no Congresso Nacional graças à iniciativa da senadora Marta Suplicy (PT/SP). O foco do documento é, exclusivamente, o combate à violência cometida contra pessoas que têm relações afetivas com outras do mesmo sexo. Ou seja, a iniciativa propõe que seja crime qualquer agressão verbal, física, assassinatos ou até mesmo constrangimentos. O objetivo é parecido com a lei Maria da Penha e a contra o racismo.

Comemoração do Dia da Cidadania LGBT

Na segunda-feira (9), será comemorado o Dia da Cidadania LGBT em João Pessoa. A cantora Silvia Machete (foto) e a banda Brasis farão shows no Ponto do Cem Réis a partir das 18h. A realização é do Fórum LGBT da Paraíba com apoio da Prefeitura da Capital. Ainda na segunda-feira, as entidades em prol da diversidade sexual irão realizar a I Caminhada Contra Homofobia. A concentração será às 14h no Ponto Cem Réis. A caminhada termina na Câmara Municipal, que terá uma sessão especial sobre a PCL 122/2006.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp