icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Série 'Ensaio' ganha mais quatro DVDs

Registros mostram a passagem de grandes nomes da MPB pelo programa de televisão.

Publicado em 15/07/2012 às 11:00


Em seus mais de 40 anos de história, já passaram pelos estúdios do programa 'Ensaio', da TV Cultura, artistas como Elis Regina, Gal Costa, Tim Maia, Tom Zé e Baden Powell (só para citar os cinco lançados em box especial pela Trama, em 2006).

A série com episódios do programa em DVD, que chegou a ser editada pela Biscoito Fino, passeia agora também pelo catálogo da Warner, que desde o ano passado está soltando novos títulos no mercado.

Este mês, chegam às lojas as participações de mais quatro grandes nomes da música popular brasileira: Altamiro Carrilho, Marcos Valle, Maysa e Peninha.

Os DVDs, dirigidos e produzidos por Luiz Pereira, mostram as apresentações de cada um adaptadas ao formato clássico do 'MPB Especial', programa criado pelo jornalista Fernando Faro em 1969 para a extinta TV Tupi.

Nelas, os intépretes ficam sob o lusco-fusco de uma iluminação de alto contraste, marcada por closes em macro - a assinatura peculiar de Faro mantida na versão que até hoje vai ao ar.

Os dois shows mais recentes são os de Peninha (junho de 2011) e Altamiro Carrilho (dezembro de 2009). Os dois mais antigos, os de Marcos Valle (2001) e Maysa (gravado em 1975, dois anos antes de sua morte precoce).

As peculiaridades ficam a cargo do repertório (que vai de uma verve abertamente popular, como é o caso de Peninha, ao instrumental, haja vista o choro de Carrilho) e dos depoimentos de cada convidado, provocados por Faro, nos intervalos das canções.

Neste sentido, o da cantora Maysa é bastante singular: além de ser o único, por assim dizer, batizado (Intensa Emoção), é o único que ganhou a classificação etária 'não recomendável para menores de 18 anos', por razões que nem precisam ser mencionadas.

"Saber que as pessoas estão morrendo na medida em que a gente precisa que elas morram", diz do nada uma Maysa completamente grogue, com um cigarro pendendo nos dedos, pouco antes da interpretação vigorosa de 'Chão de Estrelas'.

Passagens como esta compensam a qualidade duvidosa da imagem e do som de DVD que, infelizmente, é o mais curto deles: tem pouco mais de meia hora (insuficiente para o único registro audiovisual 'oficial' da sua carreira).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp