VIDA URBANA
Programação começa às 8h
Desfile cívico-militar de Campina Grande espera reunir um público de 10 mil pessoas na Praça da Bandeira e avenida Floriano Peixoto.
Publicado em 07/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:07
A avenida Floriano Peixoto foi o local escolhido para a realização do desfile cívico-militar de Campina Grande, que espera reunir um público de 10 mil pessoas para assistir a apresentação de alunos de 12 escolas e do efetivo do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado (31º BIMtz), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e de algumas instituições, segundo a organização do evento. Mais de mil pessoas deverão desfilar hoje na avenida.
A programação começará às 8h na Praça da Bandeira com o hasteamento das bandeiras e em seguida será realizada a passagem de revista de tropa pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. O desfile acontecerá no trecho entre a igreja Catedral e o Teatro Municipal Severino Cabral, e o palanque das autoridades está montado no cruzamento da Praça da Bandeira com a avenida Floriano Peixoto (em frente ao Colégio das Damas).
Este ano o 31º BIMtz aumentou o efetivo que vai desfilar e contará com 200 homens. No ano passado foram 160 militares. O desfile será dividido em 10 grupamentos: Força Expedicionária Brasileira, Força Expedicionária de Reserva, Fanfarra do 31º BIMtz, Estado Maior, Grupamento das Bandeiras, Grupamento das Bandeiras Históricas, Militares em Missão de Paz, Tropas de Infantaria, Grupamento de Fuzileiros e por último, o desfile motorizado que contará com 14 veículos como carros-pipa, ambulâncias e veículos operacionais.
Segundo o tenente Reni Reginaldo, o efetivo do Exército será o terceiro a desfilar e este ano fará uma homenagem ao Grupamento da Força Expedicionária Brasileira, que contará com 20 ex-pracinhas que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial.
Já a Secretaria de Educação do município preparou cerca de 500 estudantes que fazem parte de 12 escolas da Rede Municipal de Ensino. Este ano, o tema escolhido pelas escolas é “Escola Inovadora”, uma referência ao novo modelo de gestão que está sendo implantado nas escolas do município. “Nós iremos abordar as novas tecnologias, a importância da capacitação dos professores e o material didático que será usado no âmbito escolar”, afirmou o professor e coordenador do desfile cívico, José Pereira. Outro tema que irá prevalecer é meio ambiente.
PELO MENOS SETE RUAS SERÃO INTERDITADAS
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos montou um plano especial de trânsito para este sábado com a participação de todos os seus setores de trânsito e transportes e a divisão de sinalização, com a interdição de pelo menos sete ruas, entre elas avenida Mal. Floriano Peixoto, Afonso Campos, Peregrino de Carvalho, Tavares Cavalcante, Marquês do Herval, Praça da Bandeira e Rui Barbosa, além da distribuição de cavaletes e cones. Um efetivo de agentes de trânsito e fiscais de transportes atuando nas interdições, operações, desvios também faz parte do plano. As interdições duram até o término do desfile.
Para a logística, serão utilizadas 6 viaturas e 12 motocicletas, dando suporte e desenvolvendo as atribuições da STTP, desde a locomoção do efetivo do Exército do Quartel da Palmeira até a área de concentração do desfile, como também participando do desfile, encerrando a apresentação das Forças de Segurança.
A frota de transporte coletivo estará em operação especial até as 14 horas, horário previsto para o término do evento, com frota acrescida de cerca de 30% desde as primeiras horas da manhã, atendendo a todos os bairros da cidade. Considerando as interdições de ruas necessárias e já previstas para a realização do evento, algumas linhas de ônibus terão seus itinerários modificados, na área central, enquanto durar a festividade.
Comentários